Geral
  REVITALIZAÇÃO

Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Taquara plantam mais de 100 mudas na entrada da Picada Francesa

Ação foi uma das atividades de fechamento da Quinzena do Meio Ambiente no Município.

Revitalização teve o objetivo de coibir o descarte irregular de lixo no local

Fotos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A entrada do bairro Picada Francesa, em Taquara, às margens da ERS-020, foi revitalizada na sexta-feira passada (10). Mais de 100 mudas de estrelícias e flores beijinho foram plantadas no local onde havia o constante descarte irregular de lixo. A iniciativa foi uma das ações de fechamento da programação da Quinzena do Meio Ambiente no Município, realizada entre 30 de maio e 11 de junho pelas secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e de Educação, Cultura e Esporte.

Além de representantes das duas pastas, também participaram do plantio a equipe da Defesa Civil, Diretoria de Trânsito e Espaço Sócio Ambiental Nara Mattos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, a expectativa com a ação foi a de trazer um impacto visual naquele ponto, que estava abandonado. “A importância desta iniciativa é coibir a prática do descarte irregular, uma vez que o Município tem coleta seletiva em todos os bairros da zona urbana e coleta convencional na zona rural”, salienta. 

Para que as mudas fossem plantadas, foi necessário o recolhimento de todo o lixo que estava descartado na entrada da Picada Francesa. A coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins, lembra que a limpeza do ponto era feita com frequência, mas logo eram encontrados diversos resíduos descartados irregularmente. “Esse trabalho buscou educar a população a não jogar mais o lixo ali. A ideia é mobilizar a comunidade para que um lugar bonito e com flores não seja um ponto de descarte de resíduos, permitindo uma conscientização visual para as pessoas”, conta.

Revitalização do espaço

A prefeita Sirlei Silveira se impressionou com o plantio das flores no acesso à Picada Francesa, e destaca que o trabalho colaborativo foi essencial para que o local ficasse mais limpo. “Agradeço a todos que se empenharam em melhorar a entrada do Bairro. Agora, é importante que todos façam a sua parte e evitem o descarte de lixo novamente, e assim mantermos o nosso Município lindo”, aponta. 

Parceria estabelecida

Para Luciana, a Quinzena do Meio Ambiente foi muito significativa, através das diversas ações de sensibilização com a comunidade. E lembra que a programação se fortaleceu graças a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. “Foi um momento de refletirmos o que já fizemos na parte da educação ambiental, pensando no tema das ações deste ano, que foi ‘O Meio Ambiente do Amanhã’. Cuidar da natureza é uma responsabilidade de todos os cidadãos taquarenses”, frisa.

Matheus complementa que as atividades criam uma consciência social e ambiental, principalmente nas crianças e adolescentes, que são multiplicadores das práticas sustentáveis, já que muito do que aprendem também aplicam em suas casas. “Tivemos resultados satisfatórios. Houve uma grande soma de esforços junto com a Secretaria de Educação, para construirmos um futuro melhor para todos”, avalia.