Secretário anuncia plano de instalar cerca de 30 quebra molas em Taquara

Conforme Lorival da Rosa, medidas atendem solicitações da comunidade por redutores de velocidade.
Publicado em 23/01/2020 16:00 | Atualizado em 24/01/2020 15:25 Off
Por Vinicius Linden

O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Taquara, Lorival da Rosa, anunciou, nesta quarta-feira (22), plano da Prefeitura de instalar cerca de 30 quebra molas em diversas ruas de Taquara. A medida foi comunicada em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, em que Lorival também respondeu a dúvidas da comunidade sobre as questões relacionadas ao trânsito no município. Conforme o secretário, a instalação dos redutores atende reivindicações de moradores, que fazem pedidos visando a diminuir a velocidade em diversos trechos. A ideia é colocar os quebra molas nos próximos meses.

A verba para a construção destes redutores é oriunda do estacionamento rotativo no Centro de Taquara. Desde que voltou a funcionar, o estacionamento junto à “zona azul” é operado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), uma entidade comunitária que destina os recursos para melhorias nas áreas de trânsito e segurança em Taquara. Lorival informou que a instalação dos redutores também atende reivindicações encaminhadas ao Ministério Público.

Sobras as vias a serem abrangidas, o secretário explicou que diversos bairros de Taquara terão quebra molas, citando, entre elas, Tristão Monteiro, Pinheiro Machado, Mundo Novo, Santarém, entre outras. Os estudos estão sendo finalizados pela pasta, que pretende realizar até o final de março a colocação dos dispositivos.

Ainda entre os planos do secretário para este ano, está a instalação de uma rótula na esquina das ruas Tristão Monteiro e Henrique Bauermann, a exemplo do que foi feito na esquina da Tristão com Ernesto Alves. Também buscando diminuir o número de semáforos na área urbana de Taquara, Lorival disse que, nos próximos dias, a prefeitura retirará o equipamento que fica na esquina das ruas Guilherme Lahm e General Frota, próximo à agência da Previdência Social. Desligado há 90 dias, a avaliação de Lorival é de que o trânsito funcionou bem sem a sinaleira.

O secretário ainda comentou sobre as ruas que foram utilizadas como desvio durante a duplicação da ERS-239. Ressaltando que o trânsito nestas vias, a David Canabarro e 7 de Setembro já está liberado novamente em mão dupla, Lorival explicou que a prefeitura está encaminhando a drenagem das vias, para, após, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) refazer a pavimentação asfáltica. Conforme o secretário, estas obras são condições previamente acordadas e que deverão ser cumpridas pelas partes.

Assista a íntegra da entrevista com Lorival da Rosa:

>> Deixe sua opinião: