Geral
  IMUNIZAÇÃO

Segunda etapa da vacinação contra a gripe e contra o sarampo seguirá até 03 de junho em Taquara

Imunização pode ser realizada nas UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo, Santa Teresinha, Eldorado e Santa Maria
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Em Taquara, a segunda etapa da vacinação contra a gripe e contra o sarampo, voltada para as pessoas que integram a etapa vacinal do Ministério da Saúde, e que ainda não se imunizaram, seguirá até o dia 03 de junho. A imunização pode ser realizada nas unidades básicas de saúde (UBSs) Piazito, Empresa, Mundo Novo, Santa Teresinha, Eldorado e Santa Maria. Nas unidades do interior do Município é possível receber somente as vacinas da gripe e crianças que estão na faixa etária da imunização devem ser vacinadas, exclusivamente, nas unidades localizadas na zona urbana.

“Estamos num período em que as doenças respiratórias vêm à tona, pois é no inverno que a incidência torna-se maior com as baixas temperaturas e a umidade do clima. Somente a imunização pode combater os vírus e proteger a nossa saúde, o importante é nos proteger e protegermos os nossos familiares”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Uma das informações passadas pela enfermeira Gabriele Behrens da Silva, que coordena o setor de imunizações e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Taquara, é que muitas pessoas têm medo de fazer as vacinas da gripe e da Covid ao mesmo tempo, e, ao optarem pela vacinação da Covid, deixam de fazer a da gripe.

“Em se tratando de adultos, não há problema algum em fazer as duas vacinas, gripe e Covid, no mesmo momento, sendo uma tão importante quanto a outra, pois evitam complicações da doença. Assim, é permitida a aplicação no mesmo dia, não havendo necessidade de aguardar um intervalo entre as doses”, reitera Gabriele.

Já para a aplicação de doses das vacinas da Covid e da gripe em crianças, recomenda-se um intervalo de 15 dias. As vacinas contra o sarampo e gripe podem ser feitas junto.

 “É importante destacar que se a pessoa estiver com algum sintoma gripal não deve tomar a vacina, deve aguardar os sintomas passarem”, informa a enfermeira.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

– Pessoas com 55 anos ou mais;

– Trabalhadores da saúde;

– Crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade (8 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes e puérperas;

– Povos indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade.

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?

-Trabalhadores da saúde.

– Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses 29 dias.