Geral

Semana da Pátria 2026 tem programação iniciada em Taquara com acendimento da pira na Praça Marechal Deodoro

Atividades seguem ao longo dos próximos dias, com o hasteamento das bandeiras, às 8h, e o arriamento, às 17h
Prefeita Sirlei Silveira realizou o acendimento da pira, que permanecerá acesa na Praça até a próxima segunda-feira (Cleusa Silva/Prefeitura de Taquara)

Iniciou nesta terça-feira (1º) a programação da Semana da Pátria 2026 em Taquara. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), a solenidade de abertura foi realizada na Praça Marechal Deodoro e reuniu representantes do Executivo Municipal, escolas da rede de ensino e integrantes da comunidade.

A cerimônia contou com a participação da Banda Municipal de Taquara, sob a regência do professor Israel Gonçalves, conhecido como Buiú, que acompanhou os momentos musicais da solenidade. Também foi realizada a chegada da centelha do Fogo Simbólico, conduzida pela Brigada Militar (BM).

Após receber a centelha das mãos da prefeita mirim Rafaela Mesadri Silva, a prefeita Sirlei Silveira realizou o acendimento da pira, que permanecerá acesa na Praça Marechal Deodoro até a próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, quando ocorrerá o tradicional Desfile Cívico.

Durante a solenidade, a prefeita Sirlei Silveira destacou a importância de cultivar sentimentos positivos e fortalecer os vínculos entre as pessoas, especialmente entre os jovens estudantes. “Quero aconselhar os nossos jovens estudantes a fortalecerem cada vez mais os laços de amizade e a manterem vivos os bons sentimentos. São atitudes como essas que ajudam a construir uma sociedade melhor. E que tudo o que estamos vivenciando nesta Semana da Pátria não fique apenas nestes primeiros dias de setembro, mas que esses bons sentimentos se propaguem pelo restante dos meses de 2026 e também pelos próximos anos”, afirmou.

“O amor à Pátria e às pessoas que fazem parte do nosso convívio não se demonstra apenas com palavras ou em momentos especiais. Ele é construído por meio das ações e das práticas do nosso dia a dia, através do respeito, da solidariedade, da responsabilidade e do cuidado com o próximo”, destacou o vice-prefeito Delmar Backes.

A programação da abertura previa ainda apresentações de estudantes da ECIM e EMEL, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vovó Domênica, da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Lucas Sauer e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nereu Wilhelms. No entanto, a chuva que começou a cair logo após o início da solenidade levou a Smece a cancelar as apresentações previstas, como forma de preservar a segurança dos estudantes e demais participantes.

A Semana da Pátria segue ao longo dos próximos dias, com atividades que buscam valorizar os símbolos nacionais, a cidadania e o sentimento de pertencimento à comunidade. Todos os dias será realizado o hasteamento das bandeiras, às 8h, e o arriamento, às 17h. O encerramento da programação ocorrerá no dia 7 de setembro, com a realização do Desfile Cívico de Taquara.