Geral
  CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de Parobé terá início no sábado (14)

Programação do evento segue até o dia 20 de maio
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Neste sábado (14) terá início, em Parobé, a programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, ação alusiva ao 18 de maio, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a abertura, às 10h, na Praça 1º de Maio, haverá uma grande ação do grupo de trabalho “Faça Bonito”, que reúne as instituições engajadas no enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes. Em seguida ocorrerá uma caminhada pelo centro da cidade e um a adesivaço.

A programação do evento, que segue até o dia 20 de maio, inclui ainda ações de conscientização, com distribuição de materiais informativos nos semáforos, palestras, bate papo com estudantes e pais, rodas de conversa, plantio simbólico de flor símbolo da campanha, entre outras atividades.

Conforme a prefeitura de Parobé, um dos destaques fica por conta do 2º Seminário Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes: Escuta Protegida, que ocorrerá no dia 18 de maio, das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores de Parobé, de forma presencial e com transmissão ao vivo pelo Facebook.

O seminário contará com palestras da psicóloga Ana Pincolini, da assistente social Eliane Barragan, da promotora de justiça Sabrina Cabrera Batista Botelho e do delegado Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha.

“Trazer este debate para a sociedade é cada vez mais importante para que todos tenham a consciência de que têm responsabilidade na proteção das crianças e adolescentes. E a violência dá sinais. É importante reconhecê-los e ouvir as vítimas para encerrarmos esse ciclo de violência e abuso,” destaca Diego Picucha, prefeito de Parobé. 

A prefeitura de Parobé reforça ainda que, em caso de violação de direitos das crianças e adolescentes, os canais de atendimento são o Disque Denúncia – Disque 100 (nacional), ou o Conselho Tutelar, no telefone (51) 99197-9853.

A campanha institucional é idealizada pela Prefeitura de Parobé, em parceria com o Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Comdicap, Delegacia de Polícia, Napia, Creas, Cras, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil.

Por que 18 de maio?

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes:

14/05:

– Ação GT(Grupo de trabalho) “Faça Bonito”. Abertura da II Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes. Horário: 10h, na praça 1º de Maio.      

– Caminhada de abertura “Faça Bonito”.

– Adesivaço alusivo à campanha “Faça Bonito”.

15/05:

– Mídias do movimento municipal  “Faça Bonito” nas redes sociais.

16/05:

– Ação SECTEL: I Bate Papo Circuitos pela Paz. Na Escola Professora Noemy Fay dos Santos, das 8h às 11h. Explanação com Vívian Laube, Facilitadora em comunicação Não Violenta,  com Mediação dos técnicos da Rede de Proteção do Município.

– Ação do GT Faça Bonito: Roda de conversa com Equipe do Hospital São Francisco, sobre fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. Local: Auditório do HSF, às 15h.

– Ação PIM, Criança Feliz e PCF: Contando Histórias e Fazendo Bonito, com plantio de mudas com famílias e filhos. Horário: Manhã e tarde.

17/05:

– SMS/NAPIA: Tenda informativa “Faça Bonito”. Local: Praça 1° de Maio. Horário: das 9h às 16h. Ornamentação da “Árvore Faça Bonito”.

– Ação SMS/Napia: Semáforo do Toque. Roda de conversa com pais, crianças e adolescentes. Horário: Manhã e tarde.

– Ação SMAS/CRAS e Serviço de Convivência: Colorindo para fazer bonito. Horário: Manhã e tarde.

– Cinema e Roda de conversa sobre Prevenção.

– Plantio simbólico do canteiro “Faça Bonito” no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

– Ação GT “Faça Bonito” em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Parobé. Horário: 19h.

18/05:

– II Seminário Municipal de Prevenção  e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes: Escuta Protegida. Local: Câmara de Vereadores de Parobé. Horário: 8h às 12h. Presencial e on-line. Com certificação e transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Vereadores.

Palestrantes:

Psicóloga Ana  Pincolini; Assistente Social Eliane Barragan; Promotora de Justiça Sabrina Cabrera Batista Botelho; Delegado Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha.

– Participação da SMAS/CREAS no I Fórum Estudantil: “Educando para a Vida, da E. E. Engenheiro Parobé. Local: Barracão Evangélico.

Horário: 15h

19/05:

– Ação SMAS/CREAS: Seminário “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”. E.E. Adelina da Cunha. Horário: 8h as 10h.

– Ação do Conselho Tutelar: Semáforo do Toque. Local EMEF Getúlio Dornelles Vargas das 8h às 12h.

20/05:

– Ação do Conselho Tutelar Semáforo do Toque. Local: EMEF Padre Afonso Kist, das 8h às 12h.