Geral
  PREVISÃO DO TEMPO

Semana inicia com retorno do calorão e encerra com chuva e frente fria, afirma Metsul

Maioria dos dias da semana será de sol no Rio Grande do Sul e a temperatura sofrerá uma escala até o pico de calor, na quinta-feira (03).
Instabilidade começa na sexta-feira e pode atingir a maioria das cidades gaúchas. Foto: Lenilton Morato/Metsul

A Metsul Meteorologia informou, no final da manhã desta segunda-feira (31), que esta semana começa com sol e vai terminar com chuva no Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, a maioria dos dias terá a presença do sol, o que traz de volta o calor e que vai ser intenso em alguns municípios, mas sem os valores extremos de até 44ºC observados durante a onda de calor que durou 15 dias.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (31), porém há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de granizo em algumas localidades. O ar frio, que trouxe dias agradáveis desde a quinta-feira passada, começa a dar lugar novamente ao ar quente. As maiores máximas se dão no Oeste e no Noroeste gaúcho, mas a maioria das regiões atinge a marca dos 30ºC. O aquecimento traz chance de chuva muito isolada, especialmente durante a tarde, sobretudo em pontos das metades Norte e Leste gaúcha.

Nesta terça e quarta-feira, o sol predomina no território gaúcho e serão dois dias de tempo muito aberto. Na quinta-feira, será o dia mais quente da semana no Estado. O sol aparece com nuvens, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com risco de temporais localizados que afetarão principalmente as metades Oeste e Sul do território gaúcho.

Na sexta-feira (04), uma frente fria avança pelo estado e traz chuva mais generalizada no decorrer do dia. O tempo vai seguir instável com chuva no fim de semana na maior parte dos municípios. Os volumes na maioria das cidades gaúchas na soma da sexta e do fim de semana deve ficar entre 25 mm e 50 mm, mas, certamente, haverá pontos com mais de 50 mm e acumulados pontuais nos três dias de 75 mm a 100 mm ou até mais muito isoladamente.

Em Porto Alegre, o sol aparece até quinta-feira. O tempo muda na capital e região Metropolitana na sexta-feira com a chegada da frente fria e o tempo estará instável com períodos de chuva sexta, sábado e domingo. As temperaturas poderão variar entre 22ºC e 34ºC.

Fonte: Metsul Meteorologia