Educação Geral
  BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Semana Mundial do Brincar é promovida nas escolas da rede municipal de Taquara

Iniciativa busca gerar a construção de memórias afetivas com muita diversão
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Esta semana, as escolas municipais de Taquara estão realizando uma série de atividades voltadas para a Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa que busca potencializar as brincadeiras nos ambientes externos, através do incentivo a brincadeiras que possam gerar a construção de memórias afetivas com muita diversão.

“É através do ato de brincar que as crianças conseguem desenvolver habilidades e se socializar com outras crianças. Cada escola está desenvolvendo uma atividade especial em celebração a esta importante iniciativa”, avalia Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

A Semana do Brincar é uma ação que é realizada anualmente entre os dias 21 e 29 de maio. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, no Município, os preparativos envolveram a coordenação da Educação Infantil, junto com a equipe de coordenadores e supervisores pedagógicos das escolas, em que foi montado um planejamento coletivo pensando em novas experiências para que as crianças brinquem, reforçando a importância da semana.

“Entendemos que a iniciativa é uma forma de valorizar o ato de brincar, unindo as famílias e a comunidade, ressaltando os momentos de interação e de brincadeiras com as crianças”, comenta.

Conforme a prefeitura de Taquara, uma das ações da Semana do Brincar é realizada pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tia Paty, no bairro Santa Rosa. A rua que fica em frente à EMEI ficou fechada, entre segunda (23) a quarta-feira (25), para que as crianças pudessem viver a experiência de brincar na rua com pipa, pé de lata, carrinho de lomba, bicicletas, entre outros brinquedos.

“Quando pensamos em que ação faríamos para esta semana, fizemos uma busca por nossas memórias, em que brincávamos na rua, algo que hoje em dia é cada vez mais raro para as crianças. Nossos alunos estão adorando as atividades na rua, se divertindo bastante”, conta a diretora da escola, Maiara Kohlrausch.

A diretora informa ainda que, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), eles serão levados ao parque Paraíso das Águas para fazerem um acampamento e caça ao tesouro.

Outra ação foi feita pela EMEI Vovó Arlete, no bairro Mundo Novo, através da proposta “Brincando no Parque”, em que brinquedos infláveis foram instalados na escola, convidando as crianças a se divertirem. No bairro Eldorado, houve a integração entre alunos da EMEI Vovô Benjamim com as crianças da pré-escola da EMEF Getúlio Vargas, que juntos realizaram diversas brincadeiras.

“As demais escolas do Município também viverão momentos especiais de socialização, com brincadeiras antigas e de roda, e que divertem as crianças a cada geração”, completa a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Taquara.