Geral
  SEMINÁRIO EM PAROBÉ

Seminário de prevenção à violência contra crianças e adolescentes de Parobé terá transmissão online

Imagens ficarão gravadas na plataforma da EFAPE

Programado para ocorrer nesta quarta-feira (18), o 2º Seminário Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de Parobé “Escuta Protegida” poderá ser acompanhado on-line pelo Facebook da Prefeitura de Parobé.

O seminário faz parte das propostas da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, ação promovida pela Prefeitura de Parobé e organizada pelo Grupo de Trabalho Municipal – Faça Bonito, que ocorre até sexta-feira (20), compreendendo ações de conscientização com distribuição de materiais informativos nos semáforos, palestras, caminhada e adesivaço, bate-papo com estudantes e pais, rodas de conversa, plantio simbólico de flor símbolo da campanha, entre muitos outros.

O seminário, que terá como temática a Lei nº 13.431/17, que versa sobre a Escuta Protegida, será realizado na Câmara de Vereadores de Parobé, na quarta-feira, das 8h às 12h.

O momento será aberto a toda rede de proteção municipal, através da presença de uma representação das equipes das escolas municipais e estaduais, profissionais da política pública de Assistência Social e de Saúde, Ministério Público, Judiciário e Segurança Pública.

Após a realização do seminário, as imagens ficarão gravadas na plataforma da EFAPE, possibilitando que a comunidade acesse em outra oportunidade. O assunto será discorrido por profissionais de diferentes áreas, os quais atuam na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

PROGRAMAÇÃO:

8h Abertura

8h 15 – “A violência sexual e a lei da escuta protegida : pensando a rede de proteção.”

 Ana Pincolini – Psicóloga – Apresentadora do canal Suas Conversas, no YouTube, que difunde, gratuitamente, informações e saberes sobre a Política Pública de Assistência Social, contribuindo com a educação permanente no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

9h45 – “Implantação da Lei 13.431/2017 – Escuta Protegida.” –

Eliane Barragan – Assistente Social- Perita Judicial habilitada em Depoimento Especial e Escuta Protegida.

10h45 – “O papel da Polícia Civil na Escuta Protegida.” –

Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha – Delegado de Polícia.

11h15- “Revitimização e a Lei da Escuta Protegida: breves considerações.”

Sabrina Cabrera Batista Botelho – Especialista em Direito da Criança e do Adolescente com Ênfase em Socioeducação e em Justiça Restaurativa pela Faculdade de Direito da Fundação da Escola Superior do Ministério Público

12h Enceramento