Seminário do Comude discutiu caminhos para o desenvolvimento de Parobé

Formatação do Plano Estratégico Municipal será realizada pelo Conselho.
Publicado em 28/02/2018 22:48 Off
Por Vinicius Linden

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Parobé realizou, na terça-feira (27), seminário para discutir o desenvolvimento econômico do município a curto, médio e longo prazo. A reunião contou com a participação de painelistas, que apresentaram dados a respeito da atividade econômica no município, apontando caminhos para estas iniciativas. Entre as metas, está a elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal. O seminário, realizado no auditório da empresa Contex, teve a presença de autoridades municipais, como o prefeito interino Moacir Jagucheksi, o presidente da Câmara de Vereadores, Ênio Terra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Arruda, o presidente do Comude, Geraldo Both, e os membros do Conselho.

O primeiro painel foi ministrado por José Moacir Nunes, membro do Comude, apresentando os dados relacionados à queda do retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como suas causas e o que pode ser feito para começar a reverter esta situação. A servidora Rafaela Scheffel também comentou o assunto. O segundo painel foi abordado por Samuel Ruiz Mossmann, vice-presidente do Comude, com a apresentação de fotos em que o objetivo foi mostrar a necessidade de transformar Parobé um local atraente. Atualmente, há muitas dificuldades em várias calçadas onde os pedestres necessitam trafegar, seja na área central ou mesmo nos bairros.

O terceiro painel foi conduzido por Paulo Roberto von Mengden, representante do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Paranhana/Encosta da Serra, promovendo um comparativo de Parobé com outros municípios da região e fazendo a ligação com o Plano Estratégico Regional. O último painel foi apresentado por Olivério Maria Ferreira, que possui experiência em plano estratégico e ressaltou a importância do desenvolvimento desta iniciativa.

O secretário Jorge Arruda enfatizou o fato de o Comude buscar a construção de ideias para o desenvolvimento. Enio Terra ressaltou que o Legislativo tem buscado uma discussão permanente a respeito do tema desenvolvimento. Moacir Jagucheski enfatizou que, ao longo do período como prefeito interino, tem buscado reduzir as despesas visando a construção de um município melhor e enfatizou a importância de parcerias. O presidente do Comude finalizou o encontro destacando que todas as informações farão parte de um documento que está sendo elaborado, com os itens dos quatro painéis, e que, após a sua conclusão, deverá ser entregue ao prefeito ainda em março.

Seminário do Comude reuniu autoridades municipais e painelistas para falar sobre desenvolvimento econômico de Parobé. Divulgação

>> Deixe sua opinião: