Geral
  PRODUTORES RURAIS

Senar anuncia programa de assistência técnica e gerencial aos produtores rurais em Taquara

Iniciativa terá o apoio da Prefeitura de Taquara e de sindicatos rurais da região
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Produtores rurais de Taquara poderão participar, em breve, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa foi apresentada no último dia 09, em reunião no gabinete da prefeita Sirlei Silveira, com o supervisor do programa, Gelson Dal Bello, e representantes de entidades rurais do Município.

Com apoio da prefeitura de Taquara, o projeto permitirá que técnicos do Senar realizem assistência a produtores de oito diferentes culturas, com ênfase sobre a questão gerencial que envolve a produção da propriedade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Gilson Redin, ainda não há a definição de quando começarão os cursos, e que o momento agora é de incentivar os produtores a receberem a capacitação.

“O Senar ministrará os cursos e nós faremos a sua divulgação junto com as entidades”, explica Redin.

Em Taquara, o Sindicato Rural do Vale do Paranhana organizará os grupos e encaminhará ao Senar a lista de interessados para agendar as datas dos cursos.

Através do programa, o Senar disponibilizará um técnico para cada produtor participante, que acompanhará os seus trabalhos por um período de dois anos. As áreas atendidas serão as de agricultura de grãos, fruticultura, olericultura, piscicultura, bovinocultura de corte e de leite, agroindústrias e apicultura.

O supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Gelson Dal Bello, destaca que a adesão dos trabalhadores rurais possibilita melhorias na questão gerencial que envolve a produção da propriedade.

“O produtor precisa saber se está tendo resultado financeiro positivo ou não daquela atividade”, conta Gelson.

Sobre o programa, a prefeita Sirlei ressaltou a importância da iniciativa, que será benéfica para quem vive da agricultura no Município.

“É essencial contar com a união de todas as entidades. Isso permite que possamos encontrar o melhor caminho de apoiar o produtor rural da nossa cidade”, destaca a prefeita de Taquara.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural complementa que o projeto terá a parceria do Sindicato Rural do Vale do Paranhana e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara.

“É uma iniciativa que vai possibilitar maior conhecimento do produtor sobre a atividade que ele dá maior importância na sua propriedade”, frisa Redin.

No encontro, que deu início à mobilização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, participaram a prefeita Sirlei Silveira; os secretários de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Gilson Redin, de Orçamento e Finanças, Douglas Kaiser, e de Administração, Débora Costa; o diretor de Agricultura, Daniel Zwetsch; o vereador Adalberto Soares; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito; o supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Gelson Dal Bello; o presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Gima Gomes, e o vice-presidente da instituição, Dankwart Bley dos Santos.