Serenatas literárias invadem lares de idosos em Taquara

Iniciativa integra a programação da Feira Literária que ocorre até sábado no Município.
Publicado em 05/11/2021 10:25 Off
Por Alan Júnior

Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

A alegria visivelmente estampada nos rostos dos residentes dos lares de idosos em Taquara revela que algo diferente está prestes a acontecer. São as serenatas literárias, proposta que busca levar a Feira Literária ao maior número de pessoas. A Serenata Literária foi promovida ontem (4), e será realizada na tarde desta sexta-feira (5), a partir das 16h, de forma itinerante, em diversos lares de idosos da cidade.

A descentralização da programação é uma das novidades desta edição do evento proporcionando à comunidade, que antes não tinha este contato, reservar minutos do seu dia para a arte, a cultura e a literatura. “Quando pensamos em descentralizar a feira, pensamos em levar, além de arte e cultura, alegria, amor e diversão a este público que às vezes é um pouco esquecido, fazendo com que eles se sintam pertencentes ao evento”, ressaltou a agente de Cultura e Lazer do Sesc, Schana Lehn, que juntamente à gaiteira Cilsa Costa são as responsáveis por esta atividade nos lares.

Para a prefeita Sirlei Silveira esta iniciativa merece destaque. “Que momento lindo de levar para dentro dos lares a nossa Feira Literária. A organização está de parabéns por pensar em cada cidadão taquarense, pois isto é fazer a diferença, pensar em inclusão social é olhar para o próximo”, ressaltou Sirlei.

Eventos descentralizados
Além das serenatas em lares de idosos, a Feira Literária promoveu como evento descentralizado e itinerante, na quinta-feira (4), contações de histórias com Bárbara Catarina em escolas de Educação Infantil e bate-papos com Chiquinho Divilas nas escolas EMEF Emílio Leichtveis e EMEF Dr. Alípio Sperb. Hoje (5), às 14h, ocorre bate-papo com José Verá, cacique Ramon, na Faccat, e, às 17h30min, contação de histórias e apresentação musical com o “Bando Celta”, na localidade rural de Quilombo

Realização
O evento tem a realização da Prefeitura Municipal de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) e o apoio das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Programação da Feira Literária de Taquara
DIA 05/11 (sexta-feira)
8h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
9h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
10h15 – Apresentação musical com “Bando Celta”
13h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol”
14h – Bate-papo com José Verá, cacique Ramon e IFRS (auditório prédio administrativo da Faccat)
14h30 – Bate-papo com a escritora “Léia Cassol
15h – Apresentação musical com “Bando Celta” (escola CIEP)
16h – Serenata literária em Lares de Idosos
17h – Hora do silêncio
17h30 – Contação de histórias + apresentação musical com “Bando Celta” (localidade de Quilombo)
18h30 – Música na feira (Voz e Harpa)
19h – Música na feira (RAP com Lucas Blumm)
20h – Conversa com Lilian Rocha, Jenifer Machado e IFRS – ONLINE

DIA 06/11 (sábado)
9h – Palco Aberto
Feira de Artesanato
Escritores Locais
14h – Roda de conversa com escritores locais
15h – Espetáculo teatral “Filó de Bolso” – A menina do cabelo vermelho
16h – Piquenique na praça ao som de Jazz e Blues
17h – Encerramento da Feira Literária de Taquara

>> Deixe sua opinião: