Geral
  ATENÇÃO, SERVIDORES!

Servidores públicos de Taquara que não fizerem o recenseamento poderão ficar sem receber seus salários

Prazo para cadastro se encerra no dia 30 de junho
Foto: Imagem ilustrativa

A prefeitura de Taquara alerta os servidores públicos, que ainda não fizeram o cadastro no Censo Cadastral Previdenciário, que poderão ficar sem receber seus salários se não regularizarem sua situação até o dia 30 de junho.

De acordo com a secretária de Administração, Débora Costa, o cadastro é obrigatório para todos os funcionários ativos, inativos e pensionistas da Administração Pública Direta, Autárquica e do Poder Legislativo, bem como dos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

“Os servidores que estão com alguma dúvida de como proceder podem vir falar conosco na sede do RPPS ou no Departamento de Recursos Humanos, junto à prefeitura, que ficaremos felizes em ajudar. Mas não deixem de fazer o recenseamento, pois teremos que bloquear os proventos de quem não fizer”, destaca Débora.

O Censo Cadastral Previdenciário tem a finalidade de atualizar os dados dos servidores para a realização de avaliações atuariais, viabilizando projeções indispensáveis ao equilíbrio financeiro dos regimes de previdência, garantindo também a agilidade na concessão de benefícios solicitados pelos servidores.

O servidor a ser recenseado que não comparecer para realizar a atualização cadastral terá o pagamento de sua remuneração, proventos de aposentadoria ou pensão bloqueados, ficando seu restabelecimento condicionado ao comparecimento para sua regularização.

Como proceder?

Servidor de cargo efetivo – O servidor titular de cargo efetivo ativo deverá fornecer a documentação disponível no edital: https://bit.ly/censocadastralservidores para a unidade de controle de pessoal da secretaria a qual está vinculado.

A secretaria encaminhará a documentação à coordenação de RH e DP, preferencialmente de forma eletrônica, em formato PDF, para os e-mails dp@taquara.rs.gov.br ou rpps@taquara.rs.gov.br.

Servidor inativo e pensionista – Os servidores inativos (aposentados e pensionistas) devem atualizar os seus dados presencialmente na sede do Conselho Municipal de Previdência, na Rua Tristão Monteiro, n° 1197, sala 03, Bairro Centro, com o original e cópia simples dos documentos disponíveis no edital: https://bit.ly/censocadastralservidores.

Em caso de aposentado ou pensionista sem condição de locomoção os trâmites poderão ser feitos por procurador legalmente constituído ou por equipe designada pelo Município para atender em sua residência desde que sigam a recomendação prevista no edital.