Sicoob MaxiCrédito lança projeto para plantar 40 mil árvores

Ação foi apresentada durante as comemorações dos 37 anos da Cooperativa. Primeiras 100 mudas foram plantadas no Ecoparque de Chapecó.
Publicado em 18/11/2021 15:46 Off
Por Vinicius Linden
Primeiras 100 mudas de árvores nativas frutíferas foram plantadas no Ecoparque, em Chapecó. Ato teve a presença do presidente e vice do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella e Ari José Roman, diretores, superintendentes e colaboradores da Cooperativa

Plantar 40 mil árvores até os 40 anos. Esse foi o desafio lançado pelo Sicoob MaxiCrédito durante as comemorações do aniversário de 37 anos da Cooperativa, celebrado na terça-feira (16).  A ação simboliza uma mudança de atitude e também do início de um movimento que busca incentivar mais ações e conscientização sobre a preservação ambiental. 

O projeto, que recebeu o nome de ‘Mudar’, traz em sua concepção a proposta de ser um agente de mudança de pensamento e reflexão sobre a importância do meio ambiente, comenta a Diretora de Operações e Desenvolvimento do Sicoob MaxiCrédito, Adriana Spolti Grigol. 

“Ele surgiu da nossa vontade de entregar algo mais para a comunidade. Temos nossos projetos sociais, mas um meio ambiente bem cuidado, onde o crescimento aconteça de forma sustentável, é tão importante”, ressaltou. 

E foi o desejo de incentivar a mudança o que motivou a MaxiCrédito a dar início ao projeto Mudar. “Lançamos a primeira semente. Plantamos as primeiras árvores e queremos incentivar mais entidades, organizações e a sociedade a se engajarem na causa”, enfatiza o presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, reforçando que este é um passo que ajudará a deixar um planeta melhor para as próximas gerações.  

 “O nome remete ao legado que queremos deixar e mostrar o quanto são importantes as nossas ações. Às vezes, as pessoas podem pensar que é uma utopia, muito longe da nossa realidade. Mas construir um mundo melhor depende das nossas ações no dia a dia. Se cada um fizer um pouco, esse pouco se torna grandioso. Esse é o intuito do Projeto Mudar, e que sirva de exemplo para que outras entidades também o façam”, comenta Adriana.  

Muda de Araucária, um dos símbolos do Cooperativismo, foi a primeira a ser plantada no Projeto Mudar.

100 mudas plantadas no Ecoparque 

O Projeto Mudar teve o primeiro capítulo nesta terça (16), em Chapecó. Com a presença do presidente Ivair Chiella, o vice Ari José Roman, e outros colaboradores da cooperativa, foi feito o plantio das 100 primeiras mudas no Ecooparque, espaço que passa por uma grande obra de revitalização, conduzida pela Prefeitura de Chapecó. O plantio das mudas ajudará a deixar o parque ainda mais bonito e agradável para os milhares que chapecoenses que usufruem dele para exercícios ou apenas para apreciar a natureza. 

O vice-presidente da MaxiCrédito, Ari José Roman, comentou que a primeira árvore plantada pelo projeto foi uma Araucária. “Símbolo da região Sul, mas que também é um dos símbolos do cooperativismo”. Ele enfatizou que o plantio de mudas nativas e frutíferas vai ajudar a fazer a diferença na proteção de fontes e matas ciliares, praças e parques. “E assim como fazemos a diferença na vida dos nossos mais de 216 mil associados, vamos fazer a nossa parte também na área ambiental”, disse. 

A gerente da Secretaria de Infraestrutura de Chapecó, Margarete Farezin, enalteceu a parceria. “Por ter lembrado do município em um ato tão importante que é o de plantar vida, porque a natureza não deixa de ser isso. O cuidar, o pensar no futuro das nossas gerações. Que esse seja o primeiro passo de muitos que podemos dar, porque onde existe união, tudo pode ser realizado”. 

Ari José Roman (E) e Ivair Chiella (D) plantando a primeira muda de árvore do projeto lançado pelo Sicoob MaxiCrédito.

Por que plantar árvores?  

Voltar os olhos para a natureza e para a terra que tanto oferece, é tão atual quanto necessário. O vice-presidente da MaxiCrédito, Ari José Roman, salienta que a conservação ambiental gera benefícios para manutenção das nascentes, do solo e também da vida silvestre. “Além disso, queremos evidenciar a importância para os cuidados com a fauna e flora, para que a educação ambiental seja também um tema comum entre as famílias e posto em prática diariamente, em ações envolvendo as comunidades, associados e os colaboradores da Maxi, sendo um agente de incentivo para a mudança”, salienta Roman.  

“É uma forma de solidificarmos nossa contribuição e participação nas comunidades, deixando um legado que vai passar de geração para geração. Estas plantas representam a preservação da terra, o bem-estar das pessoas que desfrutarão de um clima mais agradável, mais bonito e sustentável por longos anos, mas também de uma simbologia de preocupação com o próximo e com a nossa localidade”, finaliza Adriana.  

A diretora de Operações e Desenvolvimento do Sicoob MaxiCrédito, Adriana Spolti Grigol, apresentando o projeto Mudar, que prevê o plantio de 40 mil árvores até os 40 anos da Cooperativa.
>> Deixe sua opinião: