Geral
  SIMULADO REALÍSTICO

Simulado de primeiros socorros e combate a incêndio será realizado em Parobé

Corpo de Bombeiros de Parobé realizará exposição de equipamentos e palestra sobre as diversas áreas de atuação da atividade de bombeiro
Foto: Imagem ilustrativa

Com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde e também pessoas da comunidade em geral, para que saibam lidar com situações de emergência, será promovido em Parobé o “Simulado Realístico de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”. O evento, que terá a participação do Corpo de Bombeiros de Parobé e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), será realizado no próximo dia 21 de maio.

Organizado pela enfermeira Emili Raini Schneck e a técnica em Segurança do Trabalho Camila Cherutti, em parceira com a Secretaria de Saúde de Parobé, o simulado terá atividades que reforçam a importância na agilidade dos primeiros atendimentos, que são essenciais para salvar uma vida.

“A ideia surgiu no intuito de capacitar a equipe de profissionais que trabalham na área da Saúde, abrangendo também a população em geral, aqui de Parobé e da região, para que saibam como agir em uma situação de emergência, iniciando os primeiros atendimentos, até que o socorro chegue”, explica Camila.

Conforme o 1º sargento Elessandro Rômulo da Silva, do Corpo de Bombeiros de Parobé, o efetivo estará presente realizando uma exposição dos materiais utilizados em diversas áreas de atuação da atividade de bombeiro, além de promover uma explanação sobre o seu protocolo de atuação e orientação para os participantes do evento, destacando o comportamento daqueles que, de alguma forma, estão envolvidos na chamada “zona quente de atuação” dos bombeiros.

“Teremos ainda demonstrações sobre resgate veicular, envolvendo cortes no veículo para retirada de pessoas presas às ferragens, técnicas de combate à incêndio e atendimento pré-hospitalar,  em suas diversas formas, todas seguindo nosso plano operacional padrão”, informa sargento Rômulo.

O bombeiro destaca ainda que o simulado servirá como forma de demonstrar para a população a importância do papel do Corpo de Bombeiros dentro da comunidade, em suas diversas áreas de atuação, como busca, resgate, salvamento e prevenção.

“Pretendemos também chamar a atenção da população para que colabore com o nosso trabalho, que exige um tempo de resposta rápido para atingir o sucesso, nos dando condição de trânsito rápido e orientação detalhada ao comunicar o sinistro pelo 193, pois o tempo de resposta é muito importante para o resultado final do nosso trabalho”, reforça o sargento do Corpo de Bombeiros de Parobé.

Para participar das atividades promovidas durante o evento, todas gratuitas, não será necessário realizar inscrição prévia. O Simulado Realístico de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio de Parobé será realizado na Praça 1º de Maio, no dia 21 de maio, sábado, no horário das 8h às 12h.