
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquara vem a público se manifestar a respeito de um vídeo que está circulando em grupos de WhatsApp. Vídeo esse em que um empresário da cidade de Parobé põe em dúvida a integridade moral da diretoria do Sindicato.
Queremos ressaltar que nós não proibimos as empresas do comércio de abrir em feriados, ao contrário, ajudamos a estabelecer normas que dão segurança jurídica para o empreendedor. Existe uma CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), assinada junto com o Sindicato Patronal e registrada no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), onde as empresas devem cumprir as cláusulas encaminhando para acordo para a abertura em dias de feriado com a assinatura do empregado, dia de folga e valor a ser pago pelo dia trabalhado.
Sabemos das dificuldades financeiras em que nosso país se encontra devido à pandemia. Mas, ressaltamos que não podemos admitir que usem desse argumento para se utilizar de mão de obras sem cumprir as clásulas da CCT. Esclarecemos que o não cumprimento da CCT legitima o Sindicato a buscar o direito na Justiça o cumprimento da CCT. Os valores que esse cidadão citou são revertidos parte aos empregados lesados e parte a entidades assistenciais indicadas pelo juiz.
Sindicato é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha em prol da proteção dos direitos dos trabalhadores.
Atenciosamente,
Adair José da Silva
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquara