Geral

Sirlei sobre recolhimento de lixo: empresas têm que cumprir contratos

A prefeita Sirlei disse que há uma contratação emergencial em andamento.

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, comentou, nesta quarta-feira (7/2), os problemas verificados no recolhimento de lixo no município. Desde outubro, falhas têm sido verificadas no serviço, que já teve troca de empresas responsáveis. “Bom seria se os contratos não terminassem”, iniciou a prefeita, enfatizando que os problemas começaram por conta do encerramento do prazo de contrato com a antiga prestadora do serviço. Foi realizada nova licitação, mas a empresa vencedora não conseguiu cumprir as exigências.

A chefe do Executivo disse, em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, ser necessário que as empresas tenham ciência de que, quando disputam a licitação, tenham condições de cumprir as regras previstas no edital. Sirlei explicou que há uma equipe técnica junto ao setor do Meio Ambiente que elabora a planilha contida na licitação, a qual possui todos os roteiros a serem cumpridos.

A prefeita disse que a primeira empresa vencedora não conseguiu cumprir o edital, e isso ocorreu com as demais contratadas. A atual prestadora do serviço também não vem cumprindo o contrato, e Sirlei informou que há um procedimento de contratação emergencial em andamento para tentar viabilizar outra companhia que preste o serviço. Atualmente, a prefeita reconheceu problemas, principalmente, em localidades do interior. Sirlei enfatizou que as regras do contrato serão exigidas das empresas. A ideia é, finalizada a contratação emergencial, realizar a licitação para contratar uma empresa em definitivo para a prestação do serviço.