Geral
  INVENTÁRIO DE TRÊS COROAS

Solenidade marcará entrega do inventário do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Três Coroas

Pesquisa feita pela Faccat registrou aproximadamente 60 bens materiais e imateriais
Foto: Imagem ilustrativa

Na próxima quinta-feira (23), representantes das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)  entregarão à administração municipal de Três Coroas o inventário do Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Município. A solenidade, que marcará a entrega do registro de aproximadamente 60 bens materiais e imateriais, inventariados através do projeto “Desenvolvimento do Turismo no Paranhana – Inventariação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Três Coroas”, ocorrerá no Centro de Cultura, às 18h.

Conforme a prefeitura de Três Coroas, o projeto, desenvolvido de setembro de 2021 a junho de deste ano, foi apresentado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Paranhana (Corede), resultante da Consulta Popular e aprovado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

O inventário, realizado pelas pesquisadoras Elaine Smaniotto, Dalva Reinheimer, Andrea Rahmeier e Elen Waschburger e os alunos bolsistas do curso de História da Faccat, Camila Brum, Carolina S. Moraes, Kennedy Felipe Behling Azevedo e Richard Boher Souza, e outros pesquisadores voluntários, teve apoio da comunidade, através de depoimentos, acesso a acervos de fotografias e jornais.

O projeto tem como objetivo a identificação da evolução urbana e rural do município, das modificações ocorridas nos espaços culturais e naturais, ao longo do tempo, por meio da inventariação do patrimônio cultural, em suas diferentes vertentes, considerando o desenvolvimento da região do Paranhana, em especial o setor turístico.

O inventário serve como um exercício que aciona a história e a memória nas diferentes leituras sobre o passado do Três Coroas. Dentro desse contexto, torna-se uma ferramenta de preservação, e também de valorização, salvaguarda, pesquisa, planejamento e educação patrimonial.

A pesquisa apresenta diferentes abordagens historiográficas, na tentativa de realizar estudos e interpretações de aspectos físicos, fotográficos e históricos e de narrativas orais realizadas por pessoas que viveram e/ou vivem no local.

Dessa forma, não serão perdidas as raízes da fundação e formação da localidade, e a inclusão de todos os sujeitos envolvidos. Este processo implicará no fortalecimento dos elos entre a cultura, a identidade e o patrimônio cultural, material e imaterial.

Aberta a comunidade em geral, a solenidade de entrega do inventário do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Três Coroas será realizada na quinta-feira, a partir das 18h, no Centro Municipal, localizado na rua Luis Volkart, 155, no Centro de Três Coroas.