Talento taquarense na música sonha em reger orquestra; veja vídeo e fotos

Lorenzo dos Santos é morador do bairro Santa Teresinha e toca piano.
Publicado em 01/02/2018 16:14 | Atualizado em 01/02/2018 17:22 Off
Por Vinicius Linden

Sônia e Lorenzo: meta de conseguir vaga no IACS para que o garoto participe dos grupos de música da escola.

Lorenzo Rambo dos Santos, 12 anos, começou em 2016 uma paixão que o faz alimentar um sonho: no projeto Santa Cecília, da Igreja Católica, passou a tocar música. Agora, quer se tornar regente de uma orquestra. Morador do bairro Santa Teresinha, em Taquara, Lorenzo tem aulas atualmente no Conservatório Villa Lobos e conquistou estudo no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), onde terá acesso aos grupos de música do educandário para aperfeiçoar o seu talento.

O menino estuda atualmente no Colégio Theóphilo Sauer, na oitava série. No projeto da igreja foi onde teve o primeiro contato com a música. Segundo contou ao Jornal Panorama, foi incentivado por sua mãe, Fabiana Rambo, a entrar em um coral, mas a sua paixão não era cantar. Então, aprendeu a tocar teclado. Sozinho, conseguiu aprender, através de pesquisa na internet, a tocar piano. E a diretora do Conservatório Villa Lobos, Sônia Martins, diz que Lorenzo tem um talento apurado: conseguiu sozinho a fazer músicas e partituras que, ela própria, demorou anos para aprender. “Talentos como o dele só se encontra um em seis milhões de pessoas”, comenta Sônia, citando pesquisas.

Lorenzo gosta de música clássica e temas de filme. Em casa, ele treina diariamente de uma a duas horas no piano digital. Atualmente, também faz o aperfeiçoamento na flauta, com 30 minutos diários. Uma vez por semana, vai até o Conservatório, onde fica durante toda uma manhã em treinamento. O menino já encantou em projetos liderados pela escola, como o Música na Rua, em que Sônia leva artistas para tocar em diversos pontos do município. Após tocar em frente a uma loja de Taquara, recebeu do empresário o pagamento de parte das aulas na escola de música. Também recebeu pedidos de composição de professores do município.

Sônia conta que, atualmente, buscou que Lorenzo conquistasse a vaga no IACS, onde, além de ter o acesso ao ensino, poderá participar da orquestra e dos corais da escola, aperfeiçoando o seu talento em corais profissionais. Lorenzo não tem dúvida: quer viver da música, sua paixão. Seu sonho é tocar ou reger uma orquestra. O músico conta que sua base é o piano, mas se dedica a outros instrumentos. Além da mãe Fabiana, Lorenzo mora com o padrasto Pedro Roberto Rodrigues e a irmã Laura, de 8 anos.

Lorenzo tem o piano como base de seu talento musical. Vinicius Linden/Jornal Panorama

>> Deixe sua opinião: