Taquara anuncia que Defesa Civil assumirá controle de zoonoses e proteção animal

Segundo a prefeitura, o órgão ficará responsável por elaborar e executar plano de ação em acordo com as demandas do município.
Publicado em 27/07/2021 11:52 Off
Por Vinicius Linden
Coordenador Matheus Modler e a prefeita Sirlei Silveira. Divulgação / Cris Vargas

A Prefeitura de Taquara anunciou, nesta terça-feira (27), que a Defesa Civil assumirá o controle de zoonoses e a proteção animal do município. A medida, segundo a administração, foi tomada para potencializar o trabalho no combate a doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. A apresentação da mudança ocorreu em uma reunião da prefeita Sirlei Silveira com representantes do poder público e ligados à causa.

No material divulgado pela administração, o coordenador da Defesa Civil, Matheus Modler, destacou que, entre os objetivos, está o de garantir o cumprimento de políticas municipais voltadas para os animais, como castração, atendimento a denúncias de maus tratos, criação de instrumentos de proteção, fiscalização e apuração de situações irregulares. Até então, estes serviços eram prestados e reivindicados à Secretaria de Meio Ambiente. “Nós estamos vivendo uma pandemia na qual, ao que tudo indica, vem de animais. Há várias doenças que afetam os humanos e cujo vetor é o animal, como leishmaniose, raiva, febre amarela, toxoplasmose, leptospirose. Por tanto, nossa preocupação é em estabelecer um trabalho que contribua com a saúde pública dos taquarenses”, disse.

Encontro teve a presença de pessoas ligadas à causa animal. Divulgação / Cris Vargas

A prefeitura informou que conseguiu a cedência de uma área de quatro hectares com pasto e água corrente, em Santa Cruz da Concórdia, para receber cavalos resgatados e que precisam ficar custodiados pelo poder público. “A causa animal e as zoonoses são pautas extremamente importantes e queremos dar a elas a atenção merecida. Temos projetos para executar ainda em 2021 e que vêm ao encontro de demandas solicitadas há anos aos envolvidos com o assunto”, destacou a prefeita Sirlei.

Recentemente, a reportagem da Rádio Taquara recebeu reclamações do atendimento que vinha sendo prestado pela Secretaria do Meio Ambiente no tocante à questão dos animais. Uma das reclamantes, a veterinária e fiscal da Inspetoria de Taquara, Cristine Campello, participou deste encontro na prefeitura. A defensora da causa animal Mirinha Paiva, o servidor João Victor Almeida, o comandante dos bombeiros, tenente David Dias, e os vereadores Adalberto Soares, Beto Lemos, Carmem Fontoura, Júnior Eltz e Ahmad Hammad também estiveram presentes à reunião.

Divulgação / Cris Vargas
>> Deixe sua opinião: