Taquara anuncia quinta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica

Inscrições irão iniciar no próximo dia 25, e seguem até 31 de agosto
Publicado em 18/08/2021 11:26 Off
Por Cleusa Silva
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara, a quinta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (V FEMICTA) já tem data marcada. O evento, que divulga e premia os trabalhos realizados pelas escolas do Município, ocorrerá entre os dias 22 e 24 de setembro.

Conforme a secretária de Educação, Carla Silveira, em razão das medidas de prevenção a Covid-19, a feira será promovida de forma virtual, retornando ao calendário de eventos de Taquara após quase dois anos. Os participantes deverão se inscrever entre os dias 25 a 31 de agosto, através do link de acesso que em breve será divulgado pela Smece.

“A iniciação científica é essencial para despertar o desejo pelo conhecimento dos alunos. Mesmo em um cenário de pandemia, há nas escolas projetos com práticas diferentes. E nós estamos oferecendo todo o suporte necessário para que professores e alunos inscrevam os seus trabalhos”, destaca Carla.

A secretária também reforça que este período de inscrições é uma forma de valorizar o trabalho docente e dos alunos.

“Buscamos reconhecer a importância do trabalho realizado nas escolas pelos professores. Esperamos que para esta FEMICTA tenhamos um grande número de projetos e o maior número de experiências trazidas pelas escolas”, salienta a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Taquara.

Projetos que estarão na edição deste ano

Nesta quinta edição da FEMICTA, o projeto “O Caminho para Eldorado: qualidade de vida para todos” será o representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, no Bairro Eldorado. Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental criaram um projeto para transformar a horta comunitária do bairro em uma área de lazer para os moradores da região, com o plantio de frutas para a comunidade aproveitar a localidade.

“O projeto fomenta o desejo de fazer coisas boas para as próximas pessoas que virão depois dos alunos. É a tentativa de deixar um legado, um caminho construído de uma efetiva contribuição social destes alunos para a comunidade em que eles estão inseridos”, destaca a professora Joana Damaceno Bresolin, orientadora do trabalho.

“Acredito que faz parte da missão do professor fazer esse algo a mais e possibilitar ao menos o sonho, lançando mão de tudo o que for possível, para torná-lo realidade”, completa Joana.

Outros dois trabalhos que serão inscritos vêm da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, no Bairro Fogão Gaúcho. Um deles foi orientado pela professora Vanessa Skorek Feiten, com o tema “Descobertas em um Click”, feito por alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, que busca apresentar às crianças curiosidades sobre a história da fotografia, e oportunizar atividades criativas aos alunos.

“A ideia do projeto surgiu com uma brincadeira, quando uma aluna trouxe à escola uma máquina fotográfica desenhada em um papel e brincava com os colegas. E ao ‘tirar a foto’, ela mostrava um papel com o desenho dos colegas que apareciam na fotografia que ela tirava na brincadeira. Através da investigação, o trabalho possibilita aos alunos pesquisadores a melhor compreensão do mundo ao qual estamos inseridos e, principalmente, contribui para a formação de novos pesquisadores científicos”, comenta Vanessa.

Pela mesma escola vem o projeto “Que bichinho é esse?”, orientado pela professora Micheline Hoffmeister. Nele, as crianças da pré-escola observaram um casulo até nascer uma mariposa, e juntas desenvolveram pesquisas sobre o ciclo de vida das mariposas e borboletas.

“A infância traz as possibilidades de se usar o imaginário da criança, sua curiosidade e disposição para produzir descobertas e aprendizagens. Isso facilita o trabalho com projetos que propõem conhecimentos significativos”, explica a professora.

Inscrições iniciam no dia 25

Alunos e professores interessados em participar da V FEMICTA devem aguardar pelo período de inscrições, que se inicia no próximo dia 25, e segue até 31 de agosto. Mais informações sobre a feira podem ser consultadas através da página do Facebook da Smece (facebook.com/SmeceTaquaraRS), ou pelo telefone (51) 3541-3035. 

>> Deixe sua opinião: