Taquara dá início à programação do Novembro Azul

Ações tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata
Publicado em 03/11/2021 14:05 | Atualizado em 03/11/2021 15:51 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Cris Vargas

Na manhã desta quarta-feira (03), teve início em Taquara, na Praça Marechal Deodoro, a programação oficial do Novembro Azul. Durante todo o mês, o Município realizará ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

A iniciativa, que tem a organização da Prefeitura de Taquara, tem o apoio da Oncoprev, Laços de Amor, Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Lions Clube Taquara, Hospital Bom Jesus, Câmara de Vereadores e Sindilojas.

Durante o evento de abertura ocorreu a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Elsa Mertins, e teve ainda a presença do ônibus da Unidade Móvel de Saúde, onde foram oferecidos serviços como a marcação de exames, verificação de pressão arterial e orientações sobre os cuidados com a saúde, com objetivo de mobilizar a comunidade a se prevenir contra o câncer de próstata.

Foto: Divulgação/Cris Vargas

Acompanhada pelos vereadores e demais autoridades, a prefeita Sirlei Silveira, lembrou que o câncer de próstata é o segundo mais comum no sexo masculino no Brasil, com dois milhões de novos diagnósticos anualmente, e também ressaltou a importância para que amigos e familiares façam os exames preventivos a partir dos 40 anos.

“Buscando chamar a atenção para o assunto, elaboramos uma programação durante esse mês. Haverá Dia D, partida de futebol e várias ações de conscientização. Tudo isso para trazer uma única mensagem: você, homem, é importante para nós. Cuide-se!”, pede a prefeita de Taquara.

A programação do Novembro Azul continuará nos próximos dias, também durante a Feira Literária de Taquara, que terá início nesta quinta-feira (4) e seguirá até sábado (6), na Rua Coberta. No evento, haverá ações de conscientização sobre a doença.

No dia 20, no mesmo local, será realizado o “Dia D de Combate ao Câncer de Próstata”, durante a Feira de Artesanato, com shows musicais e atividades de mobilização dos moradores.

No dia 21, uma partida amistosa de futebol será outra ação para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, assim como uma palestra com especialistas, no dia 22.

A programação do Novembro Azul em Taquara será encerrada no dia 28, com a distribuição de materiais informativos, no Parque do Trabalhador. Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão atividades voltadas à campanha.

Confira abaixo a programação dos próximos eventos do Novembro Azul em Taquara

De 4 a 6/11 – Ações de conscientização sobre a doença durante a Feira Literária de Taquara, na Rua Coberta;

20/11 – Das 9h às 17h – Dia D de Combate ao Câncer de Próstata. Ação na Rua Coberta, durante a Feira de Artesanato, com shows musicais e ações para conscientizar moradores;

21/11 – 16h – Bola em Campo Contra o Câncer de Próstata. Partida amistosa de futebol para alertar sobre os cuidados da saúde do homem, no campo do Taquarense, no Centro;

22/11 – 19h30 – Palestra Azul. Especialistas falam sobre os cuidados da saúde masculina, na Igreja União Familiar;

28/11 – 15h – Domingo de conscientização no Parque do Trabalhador, com a distribuição de materiais informativos e ações de conscientização.

>> Deixe sua opinião: