Taquara dá início a programação da Semana da Pátria

Comemorações seguem até terça-feira (07), Dia da Independência do Brasil
Publicado em 01/09/2021 16:37 | Atualizado em 01/09/2021 22:58 Off
Por Cleusa Silva
Fotos: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Iniciada na manhã desta quarta-feira (1º), na Praça Marechal Deodoro, a programação da Semana da Pátria em Taquara contou com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico, além de apresentações dos alunos e bandas marciais das escolas do município. As comemorações seguem até terça-feira (07), Dia da Independência do Brasil, com o hasteamento e arriamento das bandeiras, às 8h30min e às 17h, respectivamente.

Este ano, em razão dos protocolos de prevenção a Covid-19 (novo coronavírus), novamente não será realizado o Desfile Cívico no município. Durante toda a semana haverá apresentações das escolas da rede municipal, além da participação de representantes do comércio, empresas e entidades de Taquara.

Diferente de outros anos, a centelha do Fogo Simbólico veio do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara, localizado na ERS-115, acompanhado por um grupo de atletas do município e pelos integrantes do executivo e legislativo mirim, sendo entregue pelo prefeito mirim, Cauê Luz dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Elsa Mertins, a prefeita Sirlei Silveira, que acendeu a pira localizada na Praça Marechal Deodoro.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, a chegada do Fogo Simbólico faz com que as pessoas repensem seus valores e ações, e reforcem seu amor ao Município, Estado e País.

“O civismo vai muito além das comemorações da Semana da Pátria. Cada gesto que temos, cada ação que desempenhamos são momentos de civismo. Desejo que possamos resgatar em nosso cotidiano as nossas ações de civismo. E que os próximos dias sirvam como reflexão e valorização das nossas ações de empatia e cuidados, conosco e com os outros”, reforçou Carla.

Para a prefeita Sirlei, professora por formação, é muito importante ver o envolvimento das crianças e jovens do município em atividades como a Semana da Pátria, pois elas são a representatividade da geração futura, que assumirá o comando da cidade, estado e país.

“Que a gente reflita sobre cidadania, sobre termos uma identidade. Queremos que todas as crianças, todos os alunos, todo cidadão taquarense queira pertencer ao município de Taquara e tenha amor a Pátria e também pela cidade que vivemos”, destacou a prefeita de Taquara.

Durante a solenidade, a secretaria de Educação fez uma homenagem a algumas escolas do município, entregando certificados ao Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, que este ano completa 90 anos de atividades, ao Colégio Municipal Theóphilo Sauer, por seus 60 anos, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dirceu Marílio Martins, que completa 60 anos, a EMEI São João Batista, por seus 30 anos, a Escola de Educação Infantil ABC, que completa 25 anos, a EMEI Harda Liana Müller, por seus 20 anos, e a EMEI Tia Beti, que completa 15 anos em 2021.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Taquara, que este ano terá como tema nacional o “Hino Nacional”, estadual a “Força Expedicionária Brasileira (FEB)”, e municipal a “Identidade e Pertencimento”, contou ainda com a apresentação das bandas marciais da EMEF Rosa Elsa Martins, do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, e da Banda de Lata da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis (EMEL).

Programação da Semana da Pátria 2021:

1º a 7/9 – 8h30 e 17h: hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por entidades e escolas.

2/9 – 8h30 e 17h: hora cívica na Secretaria Distrital da Padilha, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região

3/9 – 8h30 e 17h: hora cívica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis (EMEL), em Fazenda Fialho, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região

05/09 – 15h: apresentação das bandas marciais das escolas municipais, no Parque do Trabalhador

6/9 – 8h30 e 17h: hora cívica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho, em Pega Fogo, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região

7/9 – 14h: acendimento da Chama Crioula e distribuição aos CTGs e Piquetes da 22ª Região Tradicionalista

7/9 – 17h: hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o arriamento da bandeira nacional, por entidades e escolas; extinção do Fogo Simbólico da Pátria e encerramento das comemorações.

>> Deixe sua opinião: