Geral
  SUSTENTABILIDADE

Taquara divulga programação da Quinzena do Meio Ambiente de 2022

O tema será “O Meio Ambiente do Amanhã”, e as atividades serão realizadas entre 30 de maio e 11 de junho.

Começa na próxima segunda-feira (30) a programação da Quinzena do Meio Ambiente em Taquara. Até o dia 11 de junho, as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e de Educação, Cultura e Esporte, realizam uma série de atividades para destacar a sustentabilidade no Município, e reforçar a importância da preservação ambiental como forma de conter as alterações climáticas já existentes. “Estamos programando uma série de atividades de reflexão sobre como todos nós podemos fazer a nossa parte para cuidar do planeta. É através dos cuidados com o meio ambiente que podemos contribuir para um mundo melhor”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

O tema da quinzena será “O Meio Ambiente do Amanhã”, e a programação inicia na próxima segunda-feira (30), com o lançamento do vídeo “Pegada Ecológica da Educação Ambiental em 2021”, que aborda sobre como foram as ações educacionais com foco na preservação do meio ambiente no Município no ano passado. Ao longo da primeira semana de ações, também estão previstas atividades sobre as hortas escolares em Taquara, inauguração de um Ponto Ecopedagógico na Escola Salzano da Cunha, no Distrito de Fazenda Fialho, e programação interna em cada uma das escolas.

No sábado que vem (4), será realizado o “Movimento Ambiental na Praça: Uma corrente consciente”, na Rua Júlio de Castilhos, ao lado da Praça Marechal Deodoro, em que haverá atividades da Educação Ambiental, dicas de como prevenir focos do mosquito da dengue, feira de adoção de animais, cadastros para a castração, entre outras atividades. A programação da Quinzena do Meio Ambiente seguirá até o dia 11 de junho, com uma ação sobre o bem-estar animal nos bairros, com panfletagem e cadastros para a castração de fêmeas. 

Importância da iniciativa

Para o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, a pasta se mobilizou para desenvolver uma agenda de atividades que atendam a área educacional e também a causa animal. Ele ressalta que os eventos são essenciais para reforçar a importância da sustentabilidade. “Temos inúmeras situações em que a exploração desenfreada do sistema ambiental acarretou em algumas consequências. Ao passo que, em Taquara, estamos dentro de um bioma, a Mata Atlântica, temos que desempenhar um papel bem importante de proteção ambiental na nossa cidade”, comenta.

Já a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, lembra que a Quinzena do Meio Ambiente será realizada em 45 escolas de Taquara, sendo 42 municipais e outras três estaduais, envolvendo alunos da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvida), professores do Coletivo Educador e parceiros da Educação Ambiental. “Serão abordadas diversas temáticas dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU. A Quinzena é uma oportunidade de divulgar as ações e chamar a atenção da população que precisamos juntos pensar no meio ambiente do amanhã para todos nós”, salienta.

Programação da quinzena do meio ambiente

30/5 – Lançamento do vídeo “Pegada Ecológica da Educação Ambiental em 2021

31/5 – Educando com as hortas escolares no Município de Taquara

1/6 – Inauguração do Ponto Ecopedagógico da Emef Salzano da Cunha

2/6 – Lançamento do vídeo “Visibilidade da Educação Ambiental de Taquara pelo Coletivo Educador e as Comvidas”

3/6 – Programação interna das escolas, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

4/6 – Ação “Movimento Ambiental na Praça: Uma corrente consciente”, na Rua Júlio de Castilhos, ao lado da Praça Marechal Deodoro

5/6 – Lançamento do Projeto Reflorescer, lançamento do vídeo “Dia do Meio Ambiente”, pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e lançamento do Programa de Regularização das Minerações

6/6 – Revitalização do canteiro na entrada da Picada Francesa

7/6 – Encontro formativo do Coletivo Educador Ambiental com a Rede Araucárias

8/6 – Apresentação das peças de teatro “Os Três Mosquiteiros” e “Um Por Todos e Todos Contra o Mosquito da Dengue”. 

9/6 – Pegada ecológica e mapeamento de resíduos pelos bairros do Município

10/6 – Lançamento do material “Rios e Cursos Hídricos de Taquara”

11/6 – Ação sobre o bem-estar animal nos bairros: panfletagem e cadastros para castração