Educação

Taquara entregou mais de cinco mil kits de alimentos da merenda escolar

Levantamento da prefeitura aponta, ainda, distribuição de 43 toneladas de hortifrútis da agricultura familiar.
Famílias dos alunos recebem alimentos no período de pandemia. Divulgação / Magda Rabie

A Prefeitura de Taquara divulgou, nesta terça-feira (18), levantamento sobre a distribuição de kits de merenda escolar e alimentos de hortifruti da agricultura familiar em meio ao período de pandemia. A iniciativa foi possibilitada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que permitiu a entrega dos alimentos da merenda escolar aos estudantes. Em Taquara, já foram distribuídos 5.170 kits de alimentos provenientes da merenda escolar e 43.252 quilos de hortifrútis da agricultura familiar.

As entregas dos kits ocorreram em três etapas: no mês de abril foram entregues 1.379 kits; em junho, 1.899 kits e em agosto, 1.892 kits. Junto ao Kit de alimentos não perecíveis, as famílias também receberam uma cesta de alimentos da Agricultura Familiar com banana, laranja, batata doce, batata inglesa, aipim, cenoura, beterraba, tomate, cebola, lentilha e feijão. Tanto os alunos inseridos no Programa Bolsa Família como aqueles que, mesmo não integrando programas sociais também passam por vulnerabilidades, estão recebendo a ajuda.

A nutricionista do município, Juliana Silveira Haag, explica como foram montados os kits para as famílias. “Na primeira entrega utilizamos os itens que tínhamos nos estoques das escolas e complementamos com alimentos do estoque central. Na segunda entrega utilizamos o restante dos estoques das escolas, mas foi necessário efetuar uma compra de alimentos para complementar os kits. Já na terceira entrega realizamos novamente a compra de alguns alimentos como arroz, farinha de trigo, massa, bolacha maria e óleo de soja”, ressalta Juliana.

A Prefeitura afirma que, seu objetivo com esta ação, é “garantir o direito à alimentação e auxiliar para que menos estudantes entrem em situação de insegurança alimentar e nutricional neste período de pandemia. E, mesmo com as aulas remotas, os alunos, agora em casa, possam usufruir da alimentação que recebiam diariamente em seus educandários”.

Divulgação / Magda Rabie