Taquara inicia vacinação contra a Covid com intervalo reduzido para a dose de reforço

Alterações seguem a decisão do Ministério da Saúde anunciada na última terça-feira (16).
Publicado em 22/11/2021 14:21 Off
Por Alan Júnior
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara iniciou na semana passada a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 com o intervalo reduzido de cinco meses após a segunda dose dos imunizantes Butantan/CoronaVac, Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca. A medida vai de encontro com a decisão do Ministério da Saúde anunciada na terça-feira (16), que determinou a redução do intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, de seis para cinco meses. Outras mudanças são a disponibilidade da dose de reforço para qualquer pessoa acima de 18 anos, além da inclusão de uma segunda dose para quem recebeu o imunizante da Janssen há mais de dois meses.

No momento, a segunda dose da vacina da Janssen não está sendo aplicada na cidade, porque o Município ainda não recebeu mais doses deste imunizante. A secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, frisa que a população será avisada no momento que estas vacinas forem recebidas.

Em Taquara, as vacinas são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Piazito, Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo, sendo as terças e quintas os dias fixos para que a imunização seja completada. “Além desses dois dias, outras datas são incluídas no calendário para ampliar a oferta de vacinas, como será nesta semana, em que teremos quatro dias de vacinação”, explica a secretária, reforçando que o cronograma completo para a imunização está disponível no site da Prefeitura, na aba “Vacinação Covid-19”.

Vacinação da semana

Nesta semana, os moradores de Taquara poderão ser imunizados em quatro dias diferentes. Na terça (23), quinta (25) e sexta-feira (26), a vacinação será das 8h às 16h, nas UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha. Estará disponível a primeira dose para quem tem 12 anos ou mais e ainda não foi vacinado; a segunda dose para vacinados com os imunizantes da Pfizer ou Fiocruz/Oxford/AstraZeneca há oito semanas, ou para imunizados com a Butantan/CoronaVac há quatro semanas; e também a dose de reforço, para quem teve as duas doses das vacinas Fiocruz/Oxford AstraZeneca, Pfizer e Butantan/CoronaVac há cinco meses.

Além disso, a quarta-feira (24) será reservada para a vacinação noturna. Das 17h às 22h, quem estiver com doses atrasadas das vacinas da Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, poderá ser vacinado na Secretaria de Saúde, junto ao Posto 24 horas, no Bairro Centro. A campanha atenderá aquelas pessoas que não conseguiram completar a sua imunização por causa do trabalho. “A vacinação é uma das ferramentas mais eficientes para combater a Covid-19. Estamos em um momento de tranquilidade, mas ainda temos pessoas perdendo sua vida para a doença. É muito importante que todos completem o esquema vacinal, inclusive com a dose de reforço, para garantir proteção para todos e o retorno das atividades normais”, frisa Mariane.

Documentação

Para quem precisa tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid, é necessário levar documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS de Taquara. Para a segunda dose e dose de reforço, devem ser levadas a carteira de vacinação e documento de identidade com foto.

Adolescentes de 12 a 14 anos que forem se vacinar devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para quem tem entre 15 e 17 anos, não há esta obrigatoriedade. Para mais informações, a comunidade poderá entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98924-8784.

Todos contra a Fome

Nas salas de vacina estarão disponíveis caixas para a coleta de produtos destinados para a Campanha Todos Contra a Fome. A doação é voluntária e espontânea. Quem desejar colaborar pode doar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. As arrecadações serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social em Taquara.

>> Deixe sua opinião: