Taquara participa do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação neste sábado (16)

Ação visa manter em dia a vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos
Publicado em 12/10/2021 08:43 | Atualizado em 12/10/2021 08:45 Off
Por Cleusa Silva

Neste sábado (16), crianças e adolescentes de Taquara, com menos de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), e que estejam com doses atrasadas de seu calendário vacinal, poderão ser vacinadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) Piazito, Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo, no horário das 8h às 12h. A mobilização faz parte do Dia D, da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciativa do Ministério da Saúde que busca manter a vacinação em dia para esta faixa etária. A ação começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 29.

De acordo com a prefeitura de Taquara, para que as crianças e adolescentes possam se vacinar, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS. As vacinas disponíveis nas UBSs são todas as que integram o calendário vacinal de crianças e adolescentes, como os imunizantes BCG, DTP, dTpa, Febre Amarela, Hepatite A e B, HPV Quadrivalente, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10, Poliomielite, Rotavírus, Tetra Viral, Tríplice Viral e Varicela. As vacinas ajudam a combater doenças como sarampo, caxumba, varicela, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras.

Nesta campanha, a meta de cobertura vacinal é de 95% para a maioria dos imunizantes ofertados pelo SUS, segundo a proposta do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Em Taquara, de acordo com a enfermeira Fernanda Flores, que coordena a campanha de imunização no Município, a imunização está baixa em todas as etapas, levando em conta a possibilidade de aumento na mortalidade infantil.

“Crianças não vacinadas são mais suscetíveis a adoecer e morrer, e a nossa preocupação aumenta principalmente com aqueles que são menores de seis anos”, comenta a coordenadora da campanha de imunização em Taquara.

A enfermeira lembra ainda que a vacinação é a forma mais simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças, sendo importante para salvar vidas.

“As vacinas têm a função de treinar o sistema imunológico para produzir anticorpos. A produção é realizada com formas mortas ou enfraquecidas de microrganismos como vírus e bactérias, fazendo com que não ocorra o contágio pela doença e nem coloquem as pessoas em risco. A vacinação é uma das armas mais poderosas que a saúde mundial tem neste momento”, ressalta Fernanda.

Quem não puder receber a vacina no Dia D, poderá procurar as UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha, de segunda à sexta-feira, até o dia 29 deste mês, quando encerra a Campanha Nacional de Multivacinação.

A UBS Piazito está aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. As UBSs Santa Teresinha e Mundo Novo funcionam das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e a UBS Empresa atende das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h.

>> Deixe sua opinião: