Geral
  CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Taquara promove ações em escolas e nas ruas contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Trabalhos são realizados em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica)
Fotos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Ao longo desta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara estará realizando atividades nas escolas e nas ruas, com foco no Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os trabalhos, iniciados no dia 14 de maio, são realizados em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), como forma de reforçar o combate a este crime.

“São ações necessárias para proteger os pequenos taquarenses. Agradeço a todos os que estão se empenhando com as atividades do Maio Laranja no Município”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Com a peça de teatro “Não me toca seu boboca”, as equipes dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz (PCF) estão se apresentando nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental do Município. A encenação retrata sobre a importância de as crianças não deixarem que pessoas estranhas as toquem.

“Os pequenos têm sido bem receptivos com a peça. Eles passam a entender os perigos do abuso sexual e levam este assunto para os pais e professores, ampliando o alcance do nosso trabalho”, comenta a supervisora do PIM e PCF, Andreza Santana.

No dia 19 de maio, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) realizaram uma ação nas ruas centrais de Taquara, distribuindo panfletos para quem circulava pela região, além da exibição de faixas incentivando a população a denunciar ao identificar casos de abuso sexual infanto-juvenil.

“É um trabalho muito importante, pois assim podemos evitar que este crime contra as crianças e adolescentes do nosso Município acabe impune e sem denúncias”, completa o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa.