Geral
  CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Taquara promove vacinação contra a gripe, sarampo e segunda dose de reforço contra a Covid

Primeira da campanha contra a gripe será para idosos, de 60 anos ou mais, e trabalhadores de saúde
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Desde segunda-feira (04), está sendo realizada em Taquara a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, além da aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 no Município.

A secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, alerta sobre a importância da campanha, que é fundamental para prevenir casos graves e mortes destas doenças no Município.

“No caso da gripe, a vacinação também ajuda na redução dos sintomas da doença, que também podem ser confundidos com os da Covid-19”, explica Mariane.

Conforme a prefeitura de Taquara, a campanha de vacinação contra a gripe acontecerá em duas etapas. A primeira delas será para idosos, de 60 anos ou mais, e trabalhadores de saúde. Os demais públicos, incluindo crianças de seis meses a cinco anos incompletos, serão atendidos na segunda etapa.

Também teve início na segunda-feira a campanha de imunização contra o sarampo. Na primeira etapa, a imunização é destinada aos profissionais de saúde.

“Nesta estratégia, as vacinas tríplice viral e influenza serão ofertadas na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação”, completa a secretária de Saúde de Taquara.

Após a imunização de profissionais de saúde contra o sarampo, as crianças, de seis meses até cinco anos incompletos, serão imunizadas na segunda etapa da campanha.

Segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19

Nesta semana, além da vacinação contra a gripe e o sarampo, a Secretaria de Saúde dá início à aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Idosos com 80 anos ou mais que receberam a terceira dose do imunizante há quatro meses ou mais poderão ser vacinados.

“A imunização com a quarta dose começou assim que recebemos as primeiras doses para este público, primeiro com idosos acamados. E eles também poderão receber a vacina contra a Covid e contra a gripe no mesmo dia, otimizando suas idas para as unidades de saúde”, completa Mariane.

Públicos e locais de vacinação

– Trabalhadores da saúde – vacinas contra a gripe e sarampo: UBSs Empresa, Mundo Novo, Piazito e Santa Teresinha, de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h.

– Idosos entre 60 e 79 anos – vacina contra a gripe: de segunda à sexta-feira, nas UBSs Padilha, Rio da Ilha, Pega Fogo, Fazenda Fialho e Santa Cruz da Concórdia, das 8h às 16h; UBSs Eldorado e Santa Maria, das 8h as 12h e das 13h às 17h; UBSs Empresa, Mundo Novo, Piazito e Santa Teresinha, das 8h às 17h.

– Idosos com 80 anos ou mais – vacinas contra a gripe e Covid-19: nas terças e quintas-feiras, nas UBSs Empresa, Mundo Novo, Piazito e Santa Teresinha, das 8h às 16h.