Taquara promoverá mutirão de castrações com a ajuda de veterinários voluntários

A meta é intensificar o ritmo de castrações feitas no Castramóvel, chegando a 70 operações nas próximas semanas.
Publicado em 04/11/2021 17:36 | Atualizado em 04/11/2021 17:37 Off
Por Vinicius Linden
Reunião na Prefeitura abordou sobre a importância da causa animal
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Começou nesta quinta-feira (4) o mutirão de castrações de animais em Taquara. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e veterinários voluntários, que realizarão os procedimentos cirúrgicos ao longo deste mês. A meta é intensificar o ritmo de castrações feitas no Castramóvel, chegando a 70 operações nas próximas semanas.

O serviço será para fêmeas em situação de rua, com alguém para cuidar no período pós-operatório, adotantes de fêmeas abandonadas, famílias cadastradas junto ao Desenvolvimento Social, e residências com mais de dez animais da mesma espécie. “Alguns outros animais que eventualmente são atendidos por clínica conveniada com o Município também serão castrados pela iniciativa, que tem viés de conscientizar sobre a importância da realização do procedimento cirúrgico”, ressalta a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

A população interessada em castrar seus animais deverá preencher o formulário no site da Prefeitura (www.taquara.rs.gov.br), na aba “Meio Ambiente”, e depois em “Castramóvel”, ou acessar diretamente o link bit.ly/castramovelcadastro.

Até o momento, seis veterinários realizarão os procedimentos, sendo os profissionais Everson Jacometo Junior, Regina Damasceno Rodrigues, Angela Poeta, Cristine Campello, Andrea Seibel e Kellen Matte. “As cirurgias serão realizadas no Castramóvel, sendo que o Município fornece a medicação necessária durante o procedimento e também no pós-operatório”, explica o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, que reforça que mais profissionais podem aderir ao projeto, entrando em contato diretamente com a Defesa Civil do Município, pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 162.

Foco na causa animal

Desde a volta do Castramóvel, em agosto, 44 animais já foram submetidos às cirurgias. A proteção de cães e gatos de rua também foi pauta na reunião realizada nesta quarta-feira (3), na Prefeitura de Taquara, para a definição de novas estratégias conjuntas em favor da causa animal.

Além da prefeita, participaram do encontro os vereadores por Taquara Carmem Fontoura, Beto Lemos e Júnior Eltz; o soldado Alexandro Diego Pacheco, atual comandante da Patrulha Ambiental em Taquara (Patram); o vereador por Canoas e defensor da causa animal Cris Moraes; a vereadora por Cruz Alta e defensora da causa animal Luirce Paz; a protetora independente da causa animal Mirinha Paiva; o vereador por Igrejinha e defensor da causa animal Dirceu Linden Júnior; o veterinário Marildo Zanini; o chefe da Divisão de Proteção da Fauna e Flora, João Victor Almeida; o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler; o assessor jurídico Cassiano Ebert; a veterinária Angela Poeta; e o diretor do Instituto Vitória, Otávio Rodrigues.

>> Deixe sua opinião: