Geral

Taquara receberá R$ 300 mil do Estado para ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos

Valor foi definido durante o lançamento do Programa Prepara RS na última semana
Prefeita Sirlei participou do lançamento do programa, realizado pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, em Porto Alegre (Jauri Belmonte/Prefeitura de Taquara)

A prefeita Sirlei Silveira participou do lançamento do Programa Prepara RS, realizado na última quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A iniciativa do Governo do Estado é voltada aos municípios que enfrentaram situações de calamidade nos anos de 2023 e 2024 em razão de eventos climáticos extremos, e busca ampliar a capacidade de prevenção, resposta e mitigação diante de novos cenários adversos.

Durante o evento, que marcou o primeiro encontro regionalizado do programa e reuniu representantes de 73 municípios gaúchos, em especial da Região Metropolitana, foi assinado o decreto que regulamenta as ações do Prepara RS. Por meio da iniciativa, Taquara receberá um repasse de R$ 300 mil, valor estabelecido para cidades que têm acima de 50 mil habitantes. Durante o ato, a prefeita Sirlei Silveira esteve acompanhada do secretário de Planejamento Luciano Campana.

O recurso será destinado à Defesa Civil Municipal para fortalecer medidas de enfrentamento aos efeitos de eventos climáticos extremos. O objetivo é ampliar a preparação do município diante dos prognósticos que indicam possibilidade de chuvas acima da média no segundo semestre deste ano em decorrência do fenômeno El Niño.

“É um investimento importante para o nosso município, especialmente para combatermos os impactos que os efeitos climáticos podem trazer e causar na nossa cidade. Somos um município que tem vários rios e arroios, e nossa geografia favorece que eventos como cheias ou deslizamentos possam gerar transtornos. Por isso, vamos aproveitar essa ajuda do Governo do Estado para desenvolver ações que nos auxiliem na proteção da população”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

“O Prepara RS é um programa de mobilização extraordinária e de alinhamento de estratégias entre o Estado e os municípios em função do prognóstico do El Niño. A preparação do governo estadual não começa agora, mas se intensifica e ganha reforço com o decreto. Entre outras ações, estamos aportando aproximadamente R$ 33 milhões para 141 municípios considerados mais suscetíveis a impactos de eventos extremos”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Os recursos serão direcionados para ações estratégicas de preparação e fortalecimento da Defesa Civil, buscando reduzir riscos e minimizar impactos em situações de emergência.