Taquara registra aumento no atendimento de suspeitos de Covid-19 na primeira semana de 2022

Números triplicaram segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Publicado em 05/01/2022 14:58 Off
Por Alan Júnior
Imagem: Prefeitura de Taquara/Arquivo

A previsão de aumento no número de atendimentos de pessoas suspeitas de terem contraído Covid-19 já começou a repercutir em Taquara. Após as festas e comemorações de final de ano e tendo em vista as aglomerações registradas em todo o país, o Município também aponta crescimento significativo de pessoas com sintomas da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em relação aos dados que vinham sendo apresentados no último mês, triplicaram os casos suspeitos do novo coronavírus e os casos confirmados também não param de subir.

Somente nos últimos 15 dias o número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais passou de 27, em 21 de dezembro, para 100 atendimentos, em 4 de janeiro, e de nenhum positivado Covid-19 para 12 pessoas com testes positivos no mesmo período. “Como era esperado esse acréscimo, desde 31 de dezembro ampliamos o espaço de atendimento reservado para os casos Covid”, destaca a secretária Mariane Farias da Silva.

A secretária reforça a necessidade da proteção individual. “Sabemos que ainda aumentarão muito os suspeitos e os positivados por isso é importante que as pessoas mantenham as medidas protetivas como o uso de máscara e álcool gel mesmo com a vacinação, pois apenas com proteção podemos interromper o ciclo de transmissão da doença. A vacina garante que as pessoas não desenvolvam sintomas graves, mas não impede a contaminação, é preciso que a população combine as duas medidas: vacina + proteção”, pontua Mariane.

Onde procurar atendimento?

As pessoas que estiverem com algum sintoma da doença viral devem procurar a Unidade Básica de Saúde (Posto 24 horas) que fica na Rua 17 de Junho, 2411. O atendimento Covid é diário, das 7h às 19h e os testes são agendados ou realizados no momento do atendimento, de acordo com a avaliação médica de cada caso. Das 19h às 7h, todos os atendimentos de suspeita de Covid-19 são realizados no Hospital Bom Jesus – HBJ.

Sintomas Covid-19

Em média, os sintomas aparecem cinco ou seis dias após a infecção pelo vírus. No entanto, eles também podem levar até 14 dias para se manifestarem. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato; os menos comuns são dores de garganta, dor de cabeça, dores e desconfortos, diarreia, irritação na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos, olhos vermelhos ou irritados e os sintomas graves são dificuldade para respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão, dores no peito.