Geral
  CONFRATERNIZAÇÃO

Taquara terá Dia Municipal da Mateada a ser celebrado no último domingo de agosto

Iniciativa busca valorizar a cultura gaúcha no Município e ocorrerá no Parque do Trabalhador.
Reunião que deu início aos preparativos para o Dia da Mateada foi realizada no início do mês.
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

O último domingo de agosto será o Dia Municipal da Mateada em Taquara. A iniciativa consiste em valorizar a mateada no Município, através de um evento de confraternização, celebrado anualmente no último domingo de agosto. A novidade está prevista para ocorrer no Parque do Trabalhador, mas poderá ser realizada em outro local em 2022, em função das obras para a construção de uma nova quadra esportiva.

O Dia Municipal da Mateada se tornou Lei Municipal sancionada pela prefeita Sirlei Silveira na quinta-feira passada (21), após a elaboração de um Projeto de Lei feito pelos vereadores Carmem Fontoura e Júnior Eltz, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

O primeiro encontro para definir os detalhes do evento ocorreu no dia 1º de julho, no gabinete da prefeita. A programação que celebra o Dia da Mateada será anunciada em breve, com atividades que busquem destacar a cultura gaúcha.

“Sem dúvidas trata-se de uma grande iniciativa, que valoriza o tradicionalismo, algo tão presente na história de Taquara. Vamos fazer um grande evento neste dia, e toda  comunidade está convidada a participar”, celebra a prefeita. 

Tradição gaúcha

A vereadora Carmem Fontoura foi uma das autoras do projeto. Ela conta que a data foi pensada em uma reunião com representantes de entidades tradicionalistas do Município, também porque o Dia da Mateada será poucos dias depois do Dia do Folclore, data comemorada mundialmente em 22 de agosto para celebrar as características culturais locais.

“Entendo que é um dia que valoriza o chimarrão, e que também é dedicado para que possamos ter uma integração das famílias no Parque do Trabalhador, inserindo essa cultura tão importante não só para o Município mas também para a região”, conta.