Taquara terá neste sábado (4) o encerramento do Mês da Castração

Evento terá feira de adoção de animais, cadastro para a castração de fêmeas, show musical e palestra sobre o veganismo.
Publicado em 03/12/2021 21:14 Off
Por Vinicius Linden

A Praça Marechal Deodoro, no Centro de Taquara, recebe neste sábado (4) uma série de atrações voltadas ao fechamento do Mês da Castração, iniciativa proposta pela vereadora Carmem Fontoura e realizada pela Prefeitura de Taquara, através da Defesa Civil do Município, e que acelerou em novembro o número de cirurgias em cães e gatos no Castramóvel, por meio de uma parceria com veterinários voluntários. A partir das 10h, além da apresentação dos dados dos procedimentos realizados, a população terá acesso a atrações como a feira de adoção de animais, show musical e uma palestra. O evento seria no sábado passado, dia 27 de novembro, mas foi adiado em razão da chuva que caiu naquela data.

O Castramóvel retomou os atendimentos em julho, e é voltado para fêmeas em situação de rua, fêmeas abandonadas, famílias cadastradas junto ao Desenvolvimento Social, e residências com mais de dez animais da mesma espécie. Para o mês de novembro, a vereadora Carmem Fontoura sugeriu que houvesse a mobilização de veterinários voluntários para ampliar os atendimentos. “Somente no mês passado realizamos mais de 50 cirurgias, totalizando 85 castrações. A meta é que, até o final do ano, possamos conseguir entre 100 a 120 procedimentos”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler.

Lançamento de campanha

No evento deste sábado, também será lançada em Taquara a campanha “Melhores Amigos – Bicho sente como a gente”, promovida pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul. A pasta anunciará no evento que o Município receberá R$ 34 mil para a realização de mais castrações. A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, comenta que com o repasse, poderão ser feitas 500 cirurgias nos próximos seis meses. “Essa é uma importante demonstração de que a causa animal também é prioridade da nossa gestão, para contribuir com a proteção de cães e gatos da nossa cidade”, destaca.

Atrações confirmadas

Além da divulgação dos dados do Mês da Castração, a comunidade terá acesso a uma série de outras atrações. No turno da manhã, haverá uma feira de adoção de animais, iniciativa do vereador Junior Eltz, na qual os moradores receberão um voucher de castração gratuita assim que adotar um pet. No local, será aberto o cadastro para a castração de fêmeas, voltado para a população com renda familiar de até dois salários mínimos. No evento, os interessados devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência em nome do requerente, e comprovante de renda próprio e das demais pessoas que moram na mesma casa.

Na parte da tarde, haverá um show musical com o grupo SRD (Sem Raça Definida), além de uma palestra com o padre Paulo Cesar Rosa, que recentemente lançou o livro “O Despertar da Compaixão”, publicação que aborda o veganismo. Durante todo o evento, os moradores poderão doar rações para cães e gatos, e haverá estandes coletivos, como o da Polícia Ambiental.

Feira de Artesanato

Também no sábado e na Praça Marechal Deodoro, haverá a Feira de Artesanato e Agricultura Familiar a partir das 9h. A atração é coordenada pela Diretoria de Taquara, com o apoio de representantes das associações Casa do Artesão e Mãos que criam. É a primeira edição da feira neste mês. O evento ocorrerá também nos dias 11 e 18 de dezembro, no mesmo local, em virtude das vendas de Natal e de Ano Novo.