Geral

Taquara volta a sediar congresso nacional do movimento “O Sul é o Meu País” após 22 anos

O evento terá debates sobre autodeterminação regional, organização interna do movimento e estratégias de expansão.

Depois de duas décadas, Taquara volta a ser palco de um congresso nacional do movimento “O Sul é o Meu País”, grupo que defende a separação e independência dos três estados da região Sul. O evento será realizado nesta sexta-feira e sábado, no Clube Comercial, reunindo simpatizantes oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Segundo os organizadores, o congresso terá debates sobre autodeterminação regional, organização interna do movimento e estratégias de expansão. Também estão previstas palestras, apresentações de propostas e encontros entre representantes estaduais.

A escolha de Taquara para sediar novamente o encontro é vista como simbólica pelos integrantes, já que o município recebeu um dos primeiros eventos nacionais do movimento há 22 anos, oportunidade inclusive que marcou a apresentação da primeira bandeira oficial, passando a partir daquele momento a ser utilizada como nova simbologia cotidianamente.

A expectativa dos organizadores é de que o congresso fortaleça a articulação entre os participantes e amplie a visibilidade das pautas defendidas pelo grupo. As vagas são limitadas e para participar das votações e deliberações na Assembleia Geral, todos os membros associados devem estar com a anualidade em dia.

A programação será aberta às 18 horas de hoje e terá duas palestras, além da formação de uma comissão municipal do Movimento. A programação do sábado não foi divulgada pelos organizadores.