Geral
  FRIO CHEGANDO

Temperaturas chegam perto de 0ºC e pode gear neste feriado no RS, segundo Metsul Meteorologia

Segundo a meteorologista Estael Sias, a madrugada mais gelada na maioria das cidades do Sul será a da Sexta-Feira Santa.
Imagem: Metsul Meteorologia

Uma nova massa de ar frio de grande intensidade neste outono ingressa no Sul do País entre esta quarta (13) e a quinta-feira (14), informou a Metsul Meteorologia. A previsão é de que o frio traga temperatura muito baixa para abril nas madrugadas. As mínimas podem ficar perto de 0ºC em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Haverá pontos com marcas negativas. O frio deve trazer ainda formação de geada.

Segundo a meteorologista da Metsul, Estael Sias, a massa de ar frio vai proporcionar temperaturas semelhantes ao que foi observado na primeira do final de março. “As mínimas devem ficar 6ºC a 8ºC abaixo do que é normal para abril. Já as máximas tendem a ficar 4ºC a 5ºC abaixo das médias normais do período da tarde em abril. Como é ainda começo de outono, o frio nesta época se limita mais à noite, madrugada e o começo da manhã”, destaca Estael.

O frio começa a ingressar no Estado nesta quarta-feira e vai induzir instabilidade com chuva em pontos do Norte e da Metade Leste do território gaúcho, possivelmente também na área de Porto Alegre. Embora o dia ainda tenha temperatura agradável, o resfriamento começará a ser percebido no fim da quarta a partir do Oeste e do Sul do estado gaúcho.

Conforme a Metsul Meteorologia, os estados do Sul do Brasil devem ter uma sequência de madrugadas frias a partir de quinta até o começo da semana que vem. O feriadão inteiro de Páscoa terá noites frias. A madrugada mais gelada na maioria das cidades do Sul será a da sexta-feira. As menores mínimas no Rio Grande do Sul devem ocorrer nos Aparados da Serra e na região de Soledade, além da área de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste.

Grande parte do Estado terá mínimas de 3ºC a 5ºC, que podem ocorrer nos locais mais frios da fronteira com o Uruguai e do Sul, mas, no geral, as mínimas nestas regiões devem descer a 5ºC a 7ºC.
Na Serra, em cidades como Gramado e Canela, as temperaturas devem ter mínimas de 7ºC a 9ºC, mas em baixadas das zonas rurais dos dois municípios pode fazer 3ºC a 5ºC. Já Porto Alegre deve ter mínima de 10ºC e o Vale do Sinos registra 7ºC em Novo Hamburgo. Na região metropolitana, alguns pontos devem ter entre 8ºC e 10ºC.

Fonte: Metsul Meteorologia