
O temporal desta madrugada desta segunda-feira (21) causou diversos estragos em diferentes pontos da área urbana e do interior de Taquara. Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Defesa Civil Municipal, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços e do Corpo de Bombeiros Militar de Taquara, estão mobilizadas para atender às ocorrências, com a distribuição de lonas para imóveis destelhados e a retirada de árvores que obstruem ruas e estradas.
Até o momento, foram registrados destelhamentos nos bairros Cruzeiro do Sul, Santa Teresinha e Empresa, além das localidades de Pega Fogo, Serra Velha, Figueirão, Morro Negro, Entrepelado e Padilha. Na localidade de Padilha, também foram identificadas quedas de árvores em estradas que dão acesso às localidades de Cruzinha, Batingueira, Três Irmãos e Linha Caloni.
Também há registros de interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos dos bairros Empresa, Mundo Novo e Cruzeiro do Sul, além de todo o território das localidades de Padilha, Entrepelado e Pega Fogo. No bairro Santa Teresinha, há locais que também estão sem energia elétrica e abastecimento de água.
Escolas municipais também registram danos
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) realizou um levantamento inicial dos estragos provocados pelo temporal nas escolas municipais. Até o momento, foram identificadas cinco unidades com destelhamentos: a EMEF Salzano da Cunha, na localidade de Figueirão; a EMEI Vovó Arlete, no bairro Mundo Novo; a EMEF Arlindo Martini, na localidade de Morro Negro; a EMEI São João Batista, no bairro Empresa; e a EMEI Vovó Celita, na localidade de Pega Fogo.

Conforme a Smece, equipes do Instituto Criar Vitória auxiliam na colocação de lonas, além da retirada e organização dos mobiliários das unidades atingidas. Paralelamente, é feito o levantamento dos materiais necessários para que, assim que as condições climáticas permitirem, sejam executados os reparos nos telhados.
Em razão da falta de energia elétrica e de água em diferentes pontos do município, o número de estudantes presentes nas escolas nesta segunda-feira está bastante reduzido.
UBS Pega Fogo sem atendimento
Em razão dos estragos provocados pelo temporal desta madrugada, a unidade básica de Saúde (UBS) Pega Fogo permanecerá sem atendimento durante esta segunda-feira (21). Além do destelhamento, a UBS está sem abastecimento de energia elétrica e há fios caídos no chão em frente ao posto de saúde, podendo causar risco aos funcionários e pacientes que forem ao local.
O levantamento é feito pelas equipes municipais. As informações serão atualizadas à medida que o contato com as secretarias distritais e as localidades do interior for restabelecido.
Onde buscar ajuda
Moradores dos bairros ou localidades atingidas pelo temporal, e que precisam de ajuda com lonas, corte de árvores, ou outro auxílio, podem entrar em contato com a Defesa Civil de Taquara, pelo telefone/WhatsApp, no número (51) 99303-8172.


