Geral
  HISTÓRIA DE TAQUARA

Terceira edição do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara será neste sábado (23)

Rotas são feitas a pé e, ao todo, são visitados mais de 50 prédios históricos na área central do Município
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Durante o mês de abril, como forma de comemoração dos 136 anos do Município, a história de Taquara está sendo contada através do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico, mostrando a arquitetura dos antigos casarões, comércios e palácios localizados na região central. Neste sábado (23), haverá o terceiro e último passeio deste mês, que está com vagas abertas para a participação do público.

Conforme a prefeitura de Taquara, interessados em prestigiar da atividade devem agendar até esta sexta-feira (22), pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 434, pelo e-mail museu@taquara.rs.gov.br, ou pelo formulário eletrônico https://forms.gle/7DvuqBshr3B5fHbp6. A participação é gratuita.

Os passeios são realizados em dois diferentes roteiros, um com início às 8h e o outro, às 10h. As rotas são feitas a pé, nos trajetos “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra”, e “Pelos Caminhos da Economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara”.  Ao todo, são visitados mais de 50 prédios históricos na área central do Município.

Quem atua como guia nos passeios culturais são os alunos do curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), supervisionados pela equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott. Para o professor de Literatura, Laureci Armando Mayca, que também atua como guia dos roteiros, a iniciativa tem sido bastante positiva.

“Tornou-se um momento de interação entre os participantes, suscitando lembranças, inclusive de antigas paixões. É uma oportunidade de apropriação da história do Município de Taquara através da arquitetura”, destaca Laureci.

Participante do primeiro passeio histórico, a prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância da realização deste trabalho.

“Temos o privilégio de viver em um Município centenário. Portanto, é essencial proporcionar para a população o conhecimento sobre a nossa história e tudo o que já foi vivido por aqui. Este é um grande evento cultural, e quem puder prestigiar, entre em contato com a equipe do Museu para confirmar a sua presença”, salienta a prefeita de Taquara.

O roteiro deste sábado fechará o cronograma previsto do passeio cultural, que integra as ações do aniversário de 136 anos do Município. Segundo o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, há a possibilidade de que ocorram passeios futuros posteriormente, com as próximas datas sendo divulgadas em breve.