Geral
  TRADICIONALISMO

Tradicionalista da 22ª RT recebe menção honrosa em Santa Catarina

Ubiratan da Cunha Guilherme foi homenageado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campeiro Marchador das Araucárias (ABRACC)
Fotos: Divulgação

Recentemente, o tradicionalista Ubiratan da Cunha Guilherme, integrante da 22ª Região Tradicionalista (RT), recebeu uma menção honrosa durante a 26ª Exposição Nacional Cavalo Campeiro, que ocorreu de 10 a 12 de junho, no Parque Pouso do Tropeiro, em Curitibanos, Santa Catarina.

Ubiratan foi agraciado com o troféu de Honra ao Mérito, concedido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campeiro Marchador das Araucárias (ABRACC), por gratidão pela composição da letra da música “O Marchador das Araucárias”, que é, atualmente, considerada o hino da raça.

“É uma grande alegria e um imenso orgulho pelo reconhecimento deste trabalho feito, com muito carinho, com meus amigos Getúlio Silva e Sandro Amaral”, ressalta Bira, que foi coordenador da 22ª RT na gestão de 90/91.

O ex-coordenador explica que foi uma surpresa esse reconhecimento, ainda mais sendo na terra símbolo do cavalo campeiro, em Curitibanos, Santa Catarina.

“Foi muito gratificante porque eu adquiri um cavalo campeiro tempos atrás e fui conhecendo. Então, percebi que o cavalo crioulo tem uma música e o cavalo campeiro não tinha uma música que contasse a sua história. Então construímos a música e passamos para o Sandro Amaral, que a musicou. Depois passamos para a ABRACC e a associação gostou muito”, explica Ubiratan.

Um resumo da trajetória tradicionalista

Ubiratan da Cunha Guilherme foi vice-coordenador da 22ª RT, em 1989. Foi coordenador na gestão de 1990/1991. Depois foi diretor cultural em 1994. É cerimonialista de vários eventos tradicionalistas e tem em seu currículo a organização de diversos eventos, como o Grito do Quero-Quero, Festival Farroupilha, De Pátria Querência, o Mate da Canção, entre outros.

Também tem diversas composições gravadas, em parceria com Sandro Amaral, Getúlio Silva, Luiz Reis, Valter Morais, Paulo Costa e Matheus Krummennauer. Ubiratan também é apresentador da rádio web Pátria e Querência (https://www.radiodepatriaequerencia.com.br). Para ouvir a música “O Marchador das Araucárias”, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZJLPPMqPttE&ab_channel=SandroAmaral-Topic