
Foto: Divulgação / Caroline Bischoff
Inspirado nos trajes tradicionais do Sul da Alemanha, berço da Oktoberfest e do casamento de Ludwig e Thereze, o traje de passeio das soberanas da 36ª Oktoberfest de Igrejinha é uma verdadeira homenagem às raízes germânicas e à força da cultura local. Com uma estética que une tradição e modernidade, o modelo foi desenvolvido por Wilney e Rejane Haberkamp, especialistas em trajes típicos alemães da Rewil Trajes Folclóricos, em parceria com a presidência da festa.
A proposta do traje nasceu de uma troca de ideias entre os estilistas e a organização do evento, principalmente a esposa do presidente, Alana Jost, e a vice-presidente, Aline Hess. A partir de referências visuais compartilhadas ao longo de meses, a criação valoriza o traje de moda folclórica. “Trabalhamos com tecidos nobres e cores contrastantes para representar a alegria da festa, mas sem perder a essência dos elementos típicos germânicos: saia em pregas, trançados com correntes, corpete com recortes e bordado central, blusa de manga bufante, bombachinha e saia inferior”, detalha Wilney.
Um dos grandes destaques do modelo é o bordado desenvolvido especialmente para esta edição. Com o desenho de um coração, ele simboliza o amor que move os mais de três mil voluntários, incluindo as soberanas, que fazem a maior festa comunitária do Brasil acontecer ano após ano. “Esse bordado traduz exatamente o amor que cada voluntário sente em fazer a Oktober acontecer”, destaca, emocionada, Alana. Para ela, o traje transmite o que se vive em Igrejinha e na Oktoberfest: “carregamos com orgulho os nossos antepassados no dia a dia e queremos que todos possam dividir conosco esse ‘legado de amor e tradição’”, enfatiza Alana, fazendo referência ao tema da festa deste ano.
O xadrez com cores intensas presente no traje também remete à força da mulher camponesa – ao mesmo tempo delicada e determinada. Algumas características foram deslocadas, como o trançado, recortes e avental, sem deixar de lado o respeito aos símbolos do passado. Neste sentido, Wilney reforça que os trajes de passeio combinam tradição e modernidade. “Sempre adequamos os elementos aos dias de hoje, pois nossos antepassados não tinham toda essa tecnologia e materiais. Por isso, conseguimos fazer algo prático e confortável, não deixando de lado o simbolismo e os traços originais”, relembra.


Corte usará traje em agenda intensa de divulgação
Unindo estética, funcionalidade e simbolismo, o traje cumpre seu papel: comunicar orgulho, tradição e amor por meio de cada detalhe. Antes mesmo da festa começar, a vestimenta acompanhará as soberanas junto às comitivas de divulgação do evento, que são embaladas pela bandinha típica alemã e contribuem para transmitir a magia da Oktober. “Visitaremos muitos lugares e a nossa intenção é levar aos quatro cantos por onde passarmos o orgulho e a felicidade que a Oktoberfest significa para nós e nossa comunidade”, garante Alana. “O traje é especial e nos representa em diferentes formas: tradição, passado e presente. Ser e fazer a maior festa comunitária do país nos enche de orgulho”, ressalta Alana, já na expectativa pelas primeiras saídas junto ao trio de soberanas com a nova vestimenta.
Os trajes foram apresentados na última sexta-feira (25), no evento de lançamento das atrações e da marca de chopp desta edição da festa. A 36ª Oktoberfest de Igrejinha acontecerá de 17 a 26 de outubro e tem confirmado shows nacionais de: Lauana Prado, Zé Neto & Cristiano, Israel & Rodolffo, Menos é Mais, Reação em Cadeia e Nenhum de Nós.
