Treinamento sobre alívio da dor em pacientes com câncer será realizado no Hospital de Taquara nesta sexta-feira

Capacitação é destinada a enfermeiros, técnicos de enfermagem e área de apoio que trabalham com pacientes do SUS.
Publicado em 22/02/2018 17:07 Off
Por Vinicius Linden

O Hospital Bom Jesus, de Taquara, realizará, nesta sexta-feira (23), um treinamento para seus colaboradores sobre cuidados paliativos em relação a dor em pacientes que tem câncer. O encontro promovido pela Oncoprev (Centro de Câncer de Taquara) acontecerá das 8h30min às 16 horas, no Auditório, com intervalo para o almoço e é destinado a enfermeiros, técnicos de enfermagem e área de apoio que trabalham com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os especialistas irão palestrar sobre os tratamentos de quimioterapia e radioterapia mas, principalmente, focarão no tema da incidência e alívio da dor em pacientes com câncer. Temas como princípios gerais de controle da dor, sua classificação, avaliação e mensuração da dor nos pacientes.

Mas como aliviar a dor em pessoas com uma doença como essa, incapacitante para muitos? Segundo a coordenadora do evento, Roseli Cardoso, uma das palestrantes, é preciso tratar o paciente como um todo. Não apenas a parte física, mas estimular seu bem estar, prestar atenção nos seus sentimentos, restaurar e manter sua dignidade priorizando o tratamento humanizado de toda a equipe com os pacientes. “É preciso que haja o acolhimento dessa pessoa que está doente. A relação médico paciente caminha para esse sentido. É uma tendência mundial”, disse.

>> Deixe sua opinião: