Geral

Três Coroas abre 4ª Oficina de Música com concerto de Vivaldi e Sibelius

Concerto reuniu a Orquestra de Câmara Paranhana, solistas convidados e obras de compositores eruditos consagrados na noite desta quarta-feira (15)
(Foto: André Amaral/Rádio Taquara)

A 4ª Oficina de Música de Três Coroas teve início na noite desta quarta-feira (15) com um concerto que atraiu grande público no Centro de Cultura Remitto René Haack. A apresentação de abertura reuniu a Orquestra de Câmara Paranhana, sob a regência do maestro argentino Juan Sebastián Barbero, além dos solistas Adriano Flesh, no violão, e João Borba, no violino.

O repertório incluiu obras do compositor finlandês Jean Sibelius e do italiano Antonio Vivaldi. Um dos momentos de destaque da noite foi a execução de ‘Inverno’, concerto que integra a célebre obra ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi, com solo de violino interpretado por Borba.

A abertura marcou o início de cinco dias de atividades voltadas à formação musical e à difusão da música de concerto. Até domingo (19), a programação contará com concertos, recitais, oficinas e apresentações gratuitas em diferentes espaços da cidade.

Diretor artístico da 4ª Oficina de Música de Três Coroas, o maestro João Borba avaliou de forma positiva a primeira noite do evento e destacou a participação do público.

“Foi um concerto maravilhoso, com casa cheia e a presença de muitas pessoas queridas. O resultado foi um grande sucesso, pois conseguimos cumprir o nosso principal propósito nesta 4ª Oficina de Música: levar a música ao público”, afirmou.

Segundo Borba, a presença da comunidade reforça a importância da formação de público para a continuidade dos projetos ligados à música de concerto.

“A formação de plateia é essencial para que os concertistas tenham cada vez mais espaço e oportunidades de trabalho. Estamos trazendo grandes músicos e orquestras para oferecer apresentações de qualidade, permitindo que pessoas de todas as idades possam prestigiar, conhecer e se encantar com a música”, destacou.

A programação da oficina prossegue nos próximos dias com apresentações de grupos convidados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Entre os participantes estão a Ensemble Araçá, de Porto Alegre, a Banda Municipal Professor João Müller, de Timbó (SC), e a Orquestra Jovem de Gramado.

Além dos concertos, a oficina reúne estudantes, professores e músicos em atividades de formação, incluindo aulas, ensaios e palestras. Um dos destaques da programação é a participação do professor Paulo Bosisio, referência nacional no ensino de violino e das cordas friccionadas.

Realizada pela Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas, a 4ª Oficina de Música conta com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Três Coroas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Programação

16.07 (Quinta-feira)

19h30 – Concerto Ensemble Araçá – Centro de Cultura
Rua Luís Volkart, 155 – Centro

17.07 (sexta-feira)

19h30 – Recital dos Professores da Oficina – Centro de Cultura
Rua Luís Volkart, 155 – Centro

18.07 (sábado)

11h – Concerto e Almoço Festivo com a Banda Municipal Professor João Müller no TrescoPark
Rua da Indústria, 685 – Centro

18h – Concerto – Orquestra Jovem de Gramado – Igreja IECLB em Sander
Rua 7 de Setembro, 785 – Sander

Saiba mais

A Oficina de Música de Três Coroas é uma iniciativa voltada à formação musical e à difusão da música de concerto. O evento reúne professores, maestros e músicos convidados para oferecer aulas práticas e teóricas, além de ensaios de orquestra destinados a participantes de diferentes níveis de experiência. A programação também inclui concertos gratuitos abertos à comunidade, ampliando o acesso à música erudita.

A 4ª edição é realizada pela Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas, com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Três Coroas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.