Três Coroas amplia rede de monitoramento para 112 câmeras

Município passa a contar com a maior área coberta por vigilância do estado.
Publicado em 08/12/2018 09:20 | Atualizado em 10/12/2018 13:18 Off
Por Vinicius Linden

Autoridades municipais e ligadas à segurança pública comemoram ampliação do videomonitoramento em Três Coroas. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Um moderno sistema, composto por diversos softwares que podem ser acoplados às ferramentas de investigação, além da maior área coberta por câmeras do estado foi inaugurada nesta sexta-feira (7) em Três Coroas. O município ampliou o contingente de câmeras, que passou de 18 para 122. Os locais de monitoramento interligados por fibra óptica também aumentaram, de 18 para 28, abrangendo 10 bairros. O projeto, bancado pela Prefeitura, prevê um investimento de R$ 1,5 milhão em cinco anos, através de um contrato de locação firmado com a empresa Digitaltec, que receberá R$ 25,6 mil por mês.

O monitoramento será feito na sala da Brigada Militar, que recebeu novos monitores e instrumentos para fazer o controle das câmeras. O serviço será realizado 24 horas por dia. Das 112 câmeras, quatro são chamadas de pan-tilt-zoom (PTZ), com uma cobertura de 320º contínuos, o que representa mais detalhes na captação das imagens. As câmeras ainda têm iluminação noturna, permitindo que se enxergue colorido as imagens obtidas à noite. O sistema ainda permitirá identificar placas de veículos e, inclusive, interligá-lo com softwares forenses, ajudando na investigação de processos judiciais. Também armazenará por 30 dias as imagens, podendo colaborar com investigações da Polícia Civil.

O prefeito Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho agradeceu aos envolvidos no projeto por parte de sua administração. “Sempre tivemos uma preocupação de que, em segurança, é importante a farda na rua, mas sabemos que a quantidade de soldados, infelizmente, é menor do que o necessário. Com o videomonitoramento, ampliamos essa presença, e o sistema é importante porque o delinquente vai pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa, pois sabe que será vigiado”, comentou o chefe do Executivo. Disse ser necessário trabalhar junto à Brigada Militar para assegurar os soldados que farão o monitoramento 24 horas por dia.

Para Maurício Loeser, diretor da empresa fornecedora do sistema, Três Coroas está tendo “um salto ímpar”, com a inauguração de um sistema que permitirá significativo resultado nas investigações e no policiamento. “Trata-se de um verdadeiro sistema de cercamento eletrônico, tamanho o resultado que deverá oferecer em relação à criminalidade”, ressaltou, explicando, ainda, que sua empresa firmou contrato com a Prefeitura que assegura toda a manutenção do sistema durante o período de vigência da parceria.

O presidente da Câmara de Vereadores, Irineu Feier, elogiou o investimento da Prefeitura em segurança e ressaltou que a economia do Legislativo em recursos permite estas aquisições. O tenente Aurimar Amadeu Adami, comandante da Brigada Militar em Três Coroas, disse que a corporação passará a contar com uma excelente ferramenta de trabalho, agradecendo, ainda, o apoio das entidades do município na reforma do quartel, viabilizando a instalação da sala de videomonitoramento. O coronel Gilson Wagner de Oliveira, titular do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), disse que Três Coroas está dando um passo para o futuro em relação à segurança pública, destacando a importância da participação comunitária no combate ao crime. O delegado Ivanir Caliari, titular da Polícia Civil no município, enfatizou que as câmeras poderão ser muito úteis nas investigações, incrementando as provas de inquéritos que, em seguida, poderão se tornar processos judiciais.

Sistema ajudará no policiamento ostensivo e na formação de provas para inquéritos da Polícia Civil. Vinicius Linden/Jornal Panorama

>> Deixe sua opinião: