
A Prefeitura de Três Coroas realizou, na sexta-feira (5), a cerimônia de formatura da primeira edição do Projeto Jovens Programadores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa ofereceu capacitação em programação com foco na linguagem Python para alunos do 8º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino.
O curso foi ministrado pelo professor Marcio Petry e contou com a participação de 26 estudantes, divididos em duas turmas conforme os turnos escolares. Os alunos foram selecionados por meio de um processo avaliativo realizado no primeiro semestre de 2025. Ao longo da formação, os participantes tiveram contato com fundamentos da computação, lógica de programação, estruturas de dados, operadores, funções, módulos, tratamento de erros e manipulação de arquivos, incluindo o uso de JSON.
Durante a cerimônia, realizada com a presença de familiares e autoridades, o prefeito Fabiel Port destacou a importância do projeto. “Estou muito feliz, porque eu vejo os meninos aqui se formando, dando os primeiros passos na informática. É o primeiro passo para adquirirem conhecimento e se especializarem na área de TI. Quem sabe formar futuros empreendedores e transformar Três Coroas num polo de inovação”, afirmou.
O professor Marcio Petry ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa. “É um projeto piloto voltado para jovens de 13 a 15 anos, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho em desenvolvimento de software. Projetamos para o próximo ano a continuidade com novos módulos e mais capacitação”, declarou.
Um dos formandos, Miguel Nunes, de 13 anos, relatou a evolução que teve ao longo do curso. “Eu já tinha feito um curso básico, mas agora tive uma profundidade maior sobre o assunto e pretendo, sim, seguir carreira nessa área.”
Com a conclusão da primeira edição do Jovens Programadores, a Prefeitura de Três Coroas reforça sua estratégia de incentivo à educação tecnológica e à formação de jovens para o mercado digital.


