Trinta retratos para comemorar 30 anos de profissão: conheça o novo projeto do fotógrafo Ricardo Santos

Fotógrafo que atua em Taquara criou o projeto “30 anos de profissão, 30 personalidades” para deixar registrado o que tem por trás da imagem, através do retrato de pessoas que fazem a diferença na região e no Estado
Publicado em 16/11/2021 15:58 Off
Por Vinicius Linden
Divulgação

De um olhar singular, único, atento aos detalhes, ao sentimento.  O caminho percorrido não foi fácil, mas ao olhar para trás, percebe o quanto fez a diferença na vida de muitas pessoas através da fotografia. Aos 47 anos, o fotógrafo Ricardo André dos Santos, ou apenas Ricardo Santos, tem uma trajetória de sucesso, uma coleção de prêmios e de reconhecimento. Em outubro, completou 30 anos de profissão e para comemorar criou o projeto “30 anos de profissão, 30 personalidades”. A iniciativa visa valorizar e homenagear trinta pessoas que fizeram e fazem parte de sua vida, de sua carreira, que contribuíram de alguma forma com o seu crescimento pessoal e profissional, e que também se destacam pelo Rio Grande do Sul. Os retratos dessas personalidades serão postados nas redes sociais Facebook e Instagram de Ricardo, nos próximos dias, e no final, uma exposição presencial será realizada, em Taquara.

“Já iniciamos o trabalho com os retratos. É um trabalho diferente, no qual tento captar a essência da pessoa através do Retrato.  A fotografia é minha vida, eu respiro fotografia, durmo, sonho e acordo pensando em fotografia, e neste ano que completo 30 anos de profissão, queria fazer algo que valorizasse algumas pessoas”, salienta o fotógrafo Ricardo, que nasceu em Novo Hamburgo.

De olhar apurado, capaz de sentir o que a imagem representa para a pessoa, o fotógrafo não cansa de buscar a melhor luz, o melhor ângulo, de descobrir a essência da composição da fotografia para deixar registrado o momento mágico daquela situação pontual. “É preciso estar sempre descobrindo novas tendências. É preciso olhar para dentro, de sentir o momento. Não é apenas clicar. Envolve conhecimento, aprendizado, envolve vida”, salienta Ricardo Santos.

Divulgação

Ricardo Santos – a trajetória

O ano era 1991. Aos 17 anos, Ricardo iniciou no mundo da fotografia pisando no estúdio de seu pai, Pedro Santos, que o incentivou a seguir carreira.  “Comecei revelando fotos em “Preto e Branco” para os jornais da região, no estúdio de meu pai, em Parobé. Após essa fase inicial, tive o privilégio de trabalhar por cerca de três anos no Grupo Sinos, onde tive a melhor escola de fotografia, conhecendo e trabalhando com grandes profissionais de fotojornalismo”, revela Ricardo Santos.

Depois passou a trabalhar como laboratorista durante 7 anos em um estúdio, e em 2009, criou asas próprias e montou seu próprio negócio, em Taquara.  “Estou sempre me aperfeiçoando, fazendo cursos, participando de congressos com os melhores fotógrafos do Brasil e do Exterior”, ressalta Ricardo, dizendo ainda que está sempre aprendendo e praticando novas técnicas em fotografias. “Nunca paro de estudar técnicas fotográficas e assim continuarei. Hoje em dia estudo mais sobre a questão do autoconhecimento para evoluir como ser humano. Isso faz com que eu me torne cada vez mais sensitivo, consequentemente, me torno mais sensível, melhorando minha sensibilidade para capturar o melhor momento”, ensina.

Em 2017, Ricardo, que coleciona premiações ao longo de sua carreira, teve reconhecimento internacional, com fotos premiadas nas maiores e mais importantes Associações de Fotografia de Casamento do mundo, a Bride e La Union. Atualmente, seu estúdio Ricardo Santos Fotografia localiza-se na rua General Emílio Lúcio Esteves, 843, no Centro de Taquara.

>> Deixe sua opinião: