
A Prefeitura de Igrejinha realizou na tarde desta sexta-feira (2) a entrega oficial do Marco da Gratidão, um memorial dedicado aos milhares de voluntários que contribuíram com a reconstrução da cidade após a enchente histórica registrada em 2 de maio de 2024. A cerimônia aconteceu na Ponte Edmundo Kichler, no Centro, e contou com a presença de autoridades, moradores e representantes de grupos voluntários.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destacou a importância do ato. “Não poderíamos deixar esse dia passar em branco, pois apesar de ser marcado pelo maior desafio que nossa cidade já enfrentou, ele também marca a superação, a solidariedade e a força da nossa comunidade e de tantas pessoas de diversos lugares, que não mediram esforços para a reconstrução de Igrejinha e da vida de nossos munícipes”.
A iniciativa tem como objetivo eternizar o espírito de solidariedade e união que se manifestou nos dias mais difíceis enfrentados pela população. Voluntários de Igrejinha e de diversas regiões se mobilizaram para prestar auxílio às vítimas, ajudar na limpeza das áreas afetadas e colaborar com a recuperação da infraestrutura pública e privada.

Igrejinha teve 80% da área urbana foi atingida pelas chuvas. Do total de 34 mil habitantes no município, 25 mil pessoas tiveram as casas com água, e cinco mil perderam tudo.
O ato também foi marcado pela presença de representantes religiosos da cidade, que reafirmaram a importância da fé em momentos de dificuldade e realizaram uma bênção sobre a cidade.


