Geral
  SAÚDE EM MOVIMENTO

Unidade Móvel de Saúde volta a realizar atendimentos nas localidades do interior de Taquara

Atendimentos estavam suspensos em razão da pandemia do coronavírus
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Desativada desde março de 2021, em razão do aumento de casos da Covid-19 (novo coronavírus) no município, a Unidade Móvel de Saúde voltou esta semana a realizar atendimentos nas localidades do interior de Taquara. O veículo, adaptado para ter consultórios médico e odontológico, além de um ambulatório, realizará atendimentos de segunda à quinta-feira, ficando em um dos turnos em cada localidade.



De acordo com a Secretaria de Saúde de Taquara, a Unidade Móvel de Saúde estará em diferentes pontos do interior do Município, com a presença de um médico, técnico de enfermagem e, a partir de fevereiro, de um dentista.

“Estamos felizes com a retomada da Unidade Móvel de Saúde, que beneficiará os moradores que vivem longe do Centro para serem atendidos próximos de suas casas”, destaca Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

Conforme a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, com o aumento dos casos de coronavírus no ano passado, os médicos que atuavam no veículo precisaram ser realocados para o Centro Covid e outras unidades de saúde da rede municipal.

“Depois disso, não conseguimos mais profissionais médicos para trabalhar na Unidade Móvel de Saúde. Agora teremos um médico que veio para trabalhar os quatro dias da semana”, explica Mariane, completando que o objetivo da retomada é levar os serviços de Saúde do Município mais próximo das casas dos moradores do interior.

Na segunda-feira (24), o veículo esteve nas localidades de Entrepelado e Arroio Grande. Nesta terça-feira (25), a Unidade Móvel atenderá em Padilha Velha e Batingueira. Na quarta-feira (26), os atendimentos serão feitos em Moquém e Passo da Ilha. E, fechando a semana, a Unidade Móvel estará em Açoita Cavalo e Alto Tucanos, na quinta-feira (27).

“Isso facilita o acesso ao atendimento médico nas localidades mais distantes, possibilitando que os pacientes que não tenham como ir até o Centro possam receber atendimento médico. É uma iniciativa benéfica para a comunidade”, comenta a secretária de Saúde de Taquara.

Nas próximas semanas, os atendimentos serão realizados em outras localidades. Mariane explica que as escalas são mensais, e divulgadas nas Unidades Básicas de Saúde do interior de Taquara, ou nas secretarias distritais.

“Quando finalizamos as escalas, também solicitamos junto aos secretários distritais que façam a divulgação dos atendimentos da Unidade Móvel de Saúde. Assim as comunidades locais sempre ficam atualizadas quanto aos dias em que estaremos em cada localidade”, relata Mariane.

DIATURNOLOCALIDADELOCAL
1ª SEGMENTREPELADO Barracão Católico
 TARROIO GRANDEMercado do Zé
1ª TERMMorro da CruzAssociação de Moradores
 TMorro da CruzAssociação de Moradores
1ª QUAMSta Cruz PinhalCasa do Vilmar Moller
 TTrês PinheirosAssociação de Moradores
1ª QUIMPasso do Mundo NovoBarracão Católico
 TLinha São JoãoSecretaria Distrital
1ª SEXMManutenção 
 TManutenção 
2ª SEGMFigueirãoBarracão Católico
 TFazenda FialhoAntiga Escola Oscar Scherer
2ª TERMQuilomboEscola Rudi Lindenmeyer
 TMorro NegroEscola Arlindo Martini
2ª QUAMMorro da Pedra( Iguaçu)Sr Paulo
 TMorro da Pedra (Estrada Geral)Sr Paulo
2ª QUIMMorro da Pedra (Grota)Mercado Dias
 TMorro da Pedra (Grota)Mercado Dias
2ª SEXMManutenção 
 TManutenção 
3ª SEGMMorro PeladoBarracão
 TPega Fogo AltoEscola Caramuru
3ª TERMOlhos D’ÁguaEMEF Antônio Martins Rangel
 TPadre ToméEscola Pinto Bandeira
3ª QUAMSanta Cruz da ConcórdiaEscola Tomé de Souza
 TParedão AltoCapela Sagrada Família
3ª QUIMIlha NovaChapada
 TPasso da IlhaIgreja São José
3ª SEXMManutenção 
 TManutenção 
4ª SEGMENTREPELADOBarracão Católico
 TARROIO GRANDEMercado do Zé
4ª TERMBantigueiraCampo de Futebol
 TPadilha VelhaEscola General Câmara
4ª QUAMMoquémEscola Henrique Fetter
 TPasso da IlhaIgreja São José
4ª QUIMAçoita CavaloSociedade União da Paz
 TAlto TucanoEm frente a Igreja
4ª SEXMManutenção 
 TManutenção