Unidades básicas de saúde em Taquara estarão abertas neste sábado (16) para o Dia D de Multivacinação

Estarão disponíveis todos os imunizantes que integram o calendário vacinal de crianças e adolescentes
Publicado em 15/10/2021 14:52 Off
Por Cleusa Silva

Neste sábado (16), as quatro unidades básicas de saúde (UBS) de Taquara, com salas de vacinas, estarão abertas, no horário das 8h às 12h, para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A iniciativa, do Ministério da Saúde, busca manter a vacinação em dia para crianças e adolescentes com menos de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). As UBSs participantes da campanha são as dos bairros Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha, além da UBS Piazito.

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS. Os imunizantes disponíveis são todos os que integram o calendário vacinal de crianças e adolescentes, como as vacinas DTP, BCG, dTpa, Hepatite A e B, Febre Amarela, HPV Quadrivalente, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Pentavalente, Poliomielite, Tetra Viral, Rotavírus, Tríplice Viral e Varicela. As doses ajudam no combate de doenças como caxumba, sarampo, rubéola, varicela, tétano, difteria, meningite, coqueluche, hepatite A e B, febre amarela, tuberculose, entre outras.

A diretora geral de Saúde de Taquara, Mariane Farias da Silva, chama os pais ou responsáveis para que levem os seus filhos para tomar a vacina, e reforça que as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis a diversas doenças que podem ser evitadas através da imunização.

“A vacinação é uma das estratégias mais eficazes na redução da mortalidade infantil no Brasil e no mundo. Por conta disso, não podemos descuidar. Vacinar nossas crianças é garantir uma vida saudável para elas”, ressalta Mariane.

Campanha seguirá até o dia 29 de outubro

Para quem não puder participar do Dia D, é possível procurar as UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha de segunda à sexta-feira, até o dia 29 de outubro, quando encerrará a Campanha Nacional de Multivacinação.

A UBS Piazito funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. As UBSs Mundo Novo e Santa Teresinha abrem das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e a UBS Empresa atende das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h.

>> Deixe sua opinião: