
A Secretaria de Saúde de Igrejinha informou que, até o dia 31 de julho de 2025, a vacina Meningo ACWY estará disponível nas salas de vacinação do município, em substituição à vacina Meningo C, para a vacinação de rotina de bebês de 3 e 5 meses de idade.
De acordo com a secretaria, a substituição é temporária. Após esse período, a aplicação da Meningo ACWY será mantida apenas para as doses de reforço aplicadas aos 12 meses e entre os 11 e 14 anos de idade.
A vacina Meningo ACWY oferece proteção contra quatro sorogrupos da bactéria meningocócica (A, C, W e Y), que podem causar meningites graves e de rápida evolução. A medida visa ampliar a proteção das crianças, além de contribuir para a redução do risco de surtos da doença em escolas e comunidades.
A pasta orienta que os responsáveis mantenham as carteiras de vacinação das crianças atualizadas.


