Vacinação contra a Covid-19 em Taquara continua na próxima terça e quinta-feira

Quem recebeu a primeira dose das vacinas da Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca há cerca de dois meses poderão completar a imunização
Publicado em 12/11/2021 15:17 Off
Por Alan Júnior
Vacinação estará disponível em quatro Unidades Básicas de Saúde
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Moradores de Taquara acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ou que aguardam pela segunda dose ou a dose de reforço, terão dois dias na próxima semana para se imunizarem. Na terça (16) e quinta-feira (18), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Empresa, Piazito, Mundo Novo e Santa Teresinha estarão aplicando os imunizantes das 8h às 16h.

Na próxima terça-feira (16), além da aplicação da primeira dose, estarão disponíveis para a segunda dose as vacinas da Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca para vacinados até 21 de setembro, e Butantan/CoronaVac para quem tomou a primeira dose até 16 de outubro. A dose de reforço será dada para quem tomou a segunda dose há seis meses ou mais, assim como imunossuprimidos com duas doses do imunizante há mais de 28 dias.

A vacinação da quinta-feira (18) seguinte será para quem não tomou a primeira dose e tem 12 anos ou mais, além da segunda dose para vacinados com a primeira dose da vacina Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e Pfizer até 23 de setembro, e do imunizante Butantan/CoronaVac até 16 de outubro. Imunossuprimidos com duas doses há mais de 28 dias, e demais vacinados com duas doses há mais de seis meses poderão tomar a dose de reforço neste dia.

*Datas fixas de vacinação *

Desde o final de outubro, a Secretaria de Saúde de Taquara definiu as terças e quintas-feiras como dias fixos de vacinação contra a Covid-19 nas quatro UBSs com salas de vacina no Município, voltados a atender pessoas com doses atrasadas, ou que ainda não tomaram a primeira dose. “Como houve a determinação do Ministério da Saúde para a diminuição do tempo de espera entre a primeira e segunda doses das vacinas Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, reforçamos o chamamento da população para que venha completar a sua imunização quando for a sua vez”, explica a secretária de saúde, Mariane Farias da Silva.

Documentação

Para quem precisa tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid, é necessário levar documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS em Taquara. Aos que aguardam a segunda dose, devem ser levadas para as UBSs a carteira de vacinação e documento com foto. E para a dose de reforço, basta comparecer com a carteira de vacinação e CPF ou cartão SUS em Taquara.

Adolescentes de 12 a 14 anos que forem se vacinar devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para quem tem entre 15 e 17 anos, não há esta obrigatoriedade. Para mais informações, a comunidade poderá entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98924-8784.

Todos contra a Fome

Nos eventos de vacinação, a equipe do Centro de Atendimento de Referência de Assistência Social (Cras) estará presente com a Campanha Todos Contra a Fome. A doação é voluntária e espontânea. Quem desejar colaborar pode doar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. As arrecadações serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social em Taquara.

>> Deixe sua opinião: