Geral
  VACINAÇÃO

Vacinas contra a gripe e sarampo podem ser feitas até sexta-feira (03) em Taquara

Imunização está sendo realizada nas UBSs do Município
Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Em Taquara, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) e contra o sarampo seguirá até sexta-feira (03), nas unidades básicas de saúde (UBSs) Piazito, Empresa, Mundo Novo, Santa Teresinha, Eldorado e Santa Maria, para quem integra esta fase da campanha.

Nas unidades do interior do Município é possível receber somente as vacinas da gripe. Crianças que estão na faixa etária da imunização devem ser vacinadas, exclusivamente, nas unidades localizadas na zona urbana, por terem salas de vacinas.

“Mesmo com uma campanha intensa, muitas pessoas ainda não se vacinaram e há uma preocupação do nosso governo, pois com a baixa temperatura a incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias aumentam. Precisamos nos conscientizar da importância da vacinação para nossa saúde. Procurem os postos de saúde, não deixem pra depois, protejam a vida!”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Estimativa continua baixa

A estimativa de pessoas a serem vacinadas contra o sarampo no Município, dentre crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses 29 dias, e trabalhadores de saúde, é de 4.093 pessoas.

Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o total de pessoas vacinadas é de 885, atingindo uma cobertura vacinal de 21,62% da meta estipulada.

Se analisado apenas o público infantil, onde a meta é de 95%, ou seja, 2.998 crianças vacinadas, apenas 722 receberam as doses contra o sarampo, cerca de 24,08% da meta prevista para esta faixa etária.

Em se tratando da Campanha contra a Influenza (Gripe), em referência à primeira etapa da campanha (os dados quantitativos da segunda etapa ainda não foram informados pela Secretaria Estadual de Saúde), da estimativa de 21.245 pessoas que deveriam receber a imunização em 2022, em Taquara, que integram trabalhadores da saúde e crianças deseis meses a quatro anos 11 meses 29 dias, até o momento 6.767 pessoas se vacinaram, atingindo uma cobertura de 35,39% da meta prevista pelo Ministério de Saúde que é de 90%, (19.120 pessoas).

Quem deve se vacinar contra a gripe (2ª etapa)?

– Pessoas com 55 anos ou mais;

– Trabalhadores da saúde;

– Crianças de seis meses a menores de nove anos de idade (oito anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes e puérperas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?

– Trabalhadores da saúde.

– Crianças de seis meses a quatro anos 11 meses 29 dias.